Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Oi confirma negociações exclusivas com a Altice durante 90 dias para vender a PT Portugal

Os franceses da Altice informaram este domingo que estão em negociações exclusivas para comprar a PT Portugal. A oferta da empresa francesa é de 7,4 mil milhões de euros, sendo que 500 milhões serão pagos de forma diferida, dependendo de metas de rentabilidade e vendas da PT Portugal.

Reuters
Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 01 de Dezembro de 2014 às 08:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 31
  • ...

A Oi confirmou esta segunda-feira, 1 de Dezembro, que está em negociações exclusivas com a Altice e que o contrato de exclusividade para as negociações tem um prazo de 90 dias.

 

Este contrato visa permitir "à Oi e à Altice negociarem e acordarem os termos finais da alienação da PT Portugal e à Oi obter as autorizações societárias necessárias para realizar a alienação da PT Portugal", explica a Oi em comunicado enviado esta manhã ao regulador do mercado português.

 

A proposta da Altice considera um valor da empresa (enterprise value) de 7,4 mil milhões de euros, excluindo caixa e dívida, e inclui um "earn-out" (pagamento diferido) de 500 milhões de euros relacionado a geração futura de receita da PT Portugal.


Em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, a Oi recorda que "não fazem parte da proposta da Altice, que será submetida às aprovações societárias, os investimentos da PT Portugal na Africatel e Timor Telecom, o endividamento da PT Portugal e os investimentos na Rio Forte Investments (os quais são objecto da permuta com a Portugal Telecom SGPS, S.A., sujeita à aprovação pela Comissão de Valores Mobiliários)".

 

A Oi conclui o seu comunicado afirmando que "caso venham a ser celebrados contratos definitivos para a alienação

 
90 dias de negociações 

A Oi celebrou com a Altice um contrato de exclusividade por um período de até 90 dias com o objectivo de permitir à Oi e à Altice negociarem e acordarem os termos finais da alienação da PT Portugal e à Oi obter as autorizações societárias necessárias para realizar a alienação da PT Portugal.

 

da PT Portugal, a conclusão da operação estará condicionada, entre outros, à obtenção das autorizações concorrenciais necessárias, na forma da lei aplicável.".

 

A Oi recebeu duas propostas para vender os activos da PT Portugal, a da Altice, onde consta uma parceria comercial com os CTT, caso seja bem sucedida na compra. E dos fundos Apax e da Bain, proposta que contou com a entrada de um novo sócio, a Semapa.

 

Numa primeira fase as duas propostas diferiam em 50 milhões de euros, a favor dos fundos que ofereciam 7.075 milhões de euros e ambas propunham o diferimento de pagamento de 800 milhões de euros, mediante o alcance de objectivos. Agora, a Altice elevou a parada ao propor pagar 7.400 milhões de euros, com um diferimento de 500 milhões.

 

A Altice anunciou, na passada sexta-feira, um acordo com os CTT para partilha de sinergias, o que pode dar aos Correios uma verba de 30 milhões de euros. As sinergias passam, nomeadamente, pela parceria ao nível das lojas. 

 

A Altice já tem actividade no sector das telecomunicações em Portugal, sendo dona da Oni e da Cabovisão. 

Ver comentários
Saber mais Altice Oi PT POrtugal CTT Apax Bain PT SGPS Semapa
Mais lidas
Outras Notícias