Telecomunicações Deco: Vodafone e Braga dão a internet móvel mais rápida

Deco: Vodafone e Braga dão a internet móvel mais rápida

A velocidade de internet não é homogénea no território nacional. Braga destaca-se com os melhores registos e a Vodafone é a mais consistente no serviço que presta em todo o território.
Deco: Vodafone e Braga dão a internet móvel mais rápida
Kacper Pempel/Reuters
Ana Batalha Oliveira 28 de outubro de 2019 às 11:31

Braga é o distrito e o concelho onde, em média, a internet móvel atinge maior velocidade em todo o país. Embora seja a Meo a impulsionar a prestação de Braga, olhando ao conjunto do território nacional, a empresa de telecomunicações com os melhores resultados em termos de velocidade e qualidade do sinal é a Vodafone. 

Estes dados são divulgados pela Deco e foram obtidos através da aplicação QualRede, instalada nos smartphones de cerca de 35 mil utilizadores.

Tendo em conta os valores médios de download, Braga é o distrito mais rápido, com uma velocidade média de 28,1 Megabits por segundo (Mbps). Guarda, Beja e Lisboa são as únicas cidades que se mantém acima da fasquia dos 20 Mbps, com 21,8, 21,2 e 20,8 Mbps, respetivamente.

No extremo oposto ficam os distritos de Vila Real, Portalegre e Santarém, que são os mais lentos, todos com apenas 10 Mbps. Mas se a nível dos distritos os valores médios mais baixos são estes, o mapa que deteta a qualidade nos concelhos mostra que em vários destes a velocidade não chega aos dois dígitos. O concelho com a internet móvel mais lenta é o Crato, onde são medidos 0,3 Mbps. Por outro lado, embora a maior mancha se concentre nas velocidades entre os 10 e os 30 Mbps, há pontos onde estes valores são superados. No concelho de Braga, o registo chega aos 58,2 Mbps.

No que toca aos prestadores do serviço, a Vodafone mantém a liderança, informa a Deco. Segue-se a MEO e a NOS fica em terceiro. A pontuação de cada operador é calculada a partir da medição da velocidade média de download e de upload e dos resultados do desempenho na reprodução do YouTube e da navegação web. 

Através da aplicação, os clientes podem fazer uma análise da rede e perceber qual a qualidade associada ao serviço de cada operador nos sítios mais frequentam. Uma análise que pode ser útil no caso de estar a pensar em mudar de operador, avalia a Deco.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI