Telecomunicações Espanhola MásMóvil compra Nowo e Oni

Espanhola MásMóvil compra Nowo e Oni

A MásMóvil notificou a Autoridade da Concorrência sobre a aquisição do controlo da dona da Nowo e Oni.
Espanhola MásMóvil compra Nowo e Oni
Bruno Simão
Negócios 20 de agosto de 2019 às 08:00

A espanhola MàsMóvil, em conjunto com a GAEA, compraram a dona das operadoras de comunicações Nowo e Oni, de acordo com uma notificação da Autoridade da Concorrência (AdC).

 

As duas empresas espanholas chegaram a acordo com o fundo americano KKR para a compra da Cabonitel, empresa que detém a Nowo e a Onitelecom.


Em maio tinha sido noticiado pelo jornal espanhol El Economista que o fundo KKR tinha oferecido à MàsMóvil, a quarta maior operadora de telecomunicações espanhola, a possibilidade de entrar no mercado português através da compra de uma posição minoritária na Nowo.

 

Esta segunda-feira, 19 de agosto, foi publicado um aviso da AdC onde é notificada a aquisição "do controlo conjunto pela MásMóvil Ibercom e GAEA Inversión da Cabonitel e, indiretamente, das filiais direta ou indiretamente detidas por esta, nomeadamente a Nowo e a Onitelecom à Cabolink, uma empresa indiretamente detida por fundos geridos pela KKR."

A GAEA é uma sociedade veículo, constituída apenas para esta operação, de acordo com o aviso da AdC, e que pertence ao Grupo Inveready, que investe "através de fundos e de outras entidades financeiras semelhantes, em diversas empresas, operando em Espanha."

 

Os fundos da KKR vendem assim a sua posição no capital da dona da Nowo e da Oni menos de um ano depois de a terem comprado.

 

A Cabovisão, que deu origem à Nowo, e a Oni, direcionada para o segmento empresarial, foram vendidas pela Altice em setembro de 2015 ao fundo Apax. A operação foi imposta por Bruxelas no seguimento da compra da PT Portugal pelo grupo de Patrick Drahi.  No ano passado a Apax alienou as operadoras ao fundo de private equity KKR.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI