Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Administração Obama tem acesso a dados de milhões de clientes da Verizon

Administração de Obama tem acesso, numa base diária, aos números de telefone, duração, hora e localização das chamadas dos milhões de clientes da maior operadora telefónica do país.

Rita Dias Baltazar rbaltazar@negocios.pt 06 de Junho de 2013 às 13:54
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

A Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos da América (NSA) está a recolher os registos telefónicos dos clientes da Verizon, a maior operadora de telecomunicações do País. O jornal “The Guardian” avança a informação com base num pedido “secreto”, assinado pelo juiz Robert Vinson. O documento requer que seja cedida ao organismo, numa base diária, informação sobre todas as chamadas telefónicas registadas no sistema.

 

Esta é a primeira vez que surgem indícios de que a administração de Barack Obama tem milhões de cidadãos sob vigilância telefónica, indiscriminadamente, estejam ou não a ser investigados. Nas gravações incluem-se chamadas para dentro e fora do país.

 

Os serviços secretos norte-americanos (Fisa) deram a ordem ao FBI a 25 de Abril, concedendo-lhe autoridade ilimitada para obter dados num período de três meses, que terminará a 19 de Julho. Este carácter ilimitado é “extremamente invulgar”, salienta o jornal britânico.

 

Números de telefone dos intervenientes na chamada, duração e hora da conversa, bem como a localização dos indivíduos são requeridos. Apesar do conteúdo das conversações não ser abrangido no pedido, estas informações permitirão à NSA compreender com quem cada pessoa falou, de onde, como e quando, explica o “The Guardian”.

 

A notícia poderá reacender nos Estados Unidos o debate sobre o poder da espionagem interna, escreve o “The Guardian” já que mostra que a prática de George W. Bush é seguida por Obama. Sob administração do antigo Presidente, funcionários das agências de inteligência revelaram aos jornalistas uma longa lista de gravações de chamadas levadas a cabo pela NSA.

Ver comentários
Saber mais Barack Obama Verizon Geoge W. Bush
Outras Notícias