Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Novo smartphone BlackBerry pode ser o último da marca

O BlackBerry Priv, novo smartphone android da marca canadiana, pode ser o último a ser produzido pela empresa. O presidente executivo tem dito que a BlackBerry pode abandonar o negócio dos smartphones caso não se tornem rentáveis.

Bloomberg
André Vinagre andrevinagre@negocios.pt 03 de Novembro de 2015 às 13:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A empresa canadiana de telecomunicações BlackBerry pode deixar a produção de smartphones. O novo BlackBerry Priv, lançado esta semana, pode mesmo ser o último aparelho da marca, realça esta terça-feira, 3 de Novembro, a Bloomberg.

 

A BlackBerry lançou vários telemóveis nos dois últimos anos, desde que John Chen foi nomeado CEO da empresa. Ainda assim, nenhum dos smartphones lançados impediu que as vendas caíssem.

 

Numa conferência em Outubro, o presidente executivo da BlackBerry, John Chen, confirmou que a marca pode deixar de produzir smartphones no próximo ano, caso não se registem lucros.

 

Os aparelhos BlackBerry operavam com o sistema operativo próprio da marca, mas o BlackBerry Priv funciona com o sistema operativo da Google, o Android, e tem o objectivo de controlar a privacidade do utilizador, com uma aplicação que permite verificar a quantidade de informações pessoais que outras aplicações estão a retirar do aparelho. Este smartphone tem também o teclado físico característico dos BlackBerry, que desliza por baixo do ecrã táctil.

 

"Talvez haja mais qualquer coisa em preparação, mas este aparelho parece ser o derradeiro", afirmou Brian Colello, analista da empresa Morningstar Investment Services, ouvido pela Bloomberg. "A BlackBerry está a tentar obter sucesso de todas as maneiras e agora tenta um novo sistema operativo", concluiu.

 

A percentagem do mercado global de smartphones pertencente à BlackBerry é inferior a 1%, por isso a empresa está a tentar focar-se noutros segmentos, como o software. Ainda assim, o negócio dos telemóveis representa cerca de 40% do total das receitas da empresa, escreve a Bloomberg.

Ver comentários
Saber mais BlackBerry BlackBerry Priv smartphones telemóveis
Mais lidas
Outras Notícias