Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal ocupa 11º lugar no “ranking” de países da OCDE com Internet de banda larga por fibra

Japão e Coreia mantêm a liderança na utilização de Internet de banda larga através de fibra, numa lista em que Portugal surge no 11º lugar.

Ganhar dinheiro com a Internet
Rita Dias Baltazar rbaltazar@negocios.pt 18 de Julho de 2013 às 16:47
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O número de utilizadores que usam Internet de banda larga, através de fibra, está a aumentar, segundo dados divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

 

Em Portugal, a percentagem de subscrições de Internet de banda larga por fibra no total de subscrições de banda larga situa-se entre os 10% e os 20%, situando no 11º lugar na lista de países da OCDE que disponibilizam o serviço.

 

Em Dezembro de 2012, 14,9% das subscrições de Internet de banda larga eram através de fibra, o que indica um crescimento de 12,7%, em relação ao ano anterior, em que a banda larga fixa se situava nos 3,27%.

 

As operadoras de telecomunicações têm investido nas redes de fibra, como forma de diferenciação em relação aos concorrentes, explica a OCDE. Em contrapartida, os utilizadores beneficiam de ligações mais rápidas e mais seguras que lhes permitem a utilização de aplicações mais avançadas como VoD (vídeo a pedido), exemplifica a organização.

 

No “ranking” da OCDE, Luxemburgo e Áustria são os países que registaram maior expansão do serviço, no último ano, 324% e 193,9%, respectivamente. Porém, Japão e Coreia continuam a ser os países com maior taxa de penetração de Internet de banda larga através de fibra, superando os 60%.

 

A Internet de banda larga sem fios registou um aumento anual de 13,8%, em 2012, ultrapassando as 780 milhões de subscrições, em toda a área da OCDE.

 

Portugal ocupava, no final do primeiro semestre de 2012, o 23º lugar na lista de países da OCDE com Internet de banda larga sem fios e o 19º lugar no que toca à banda larga fixa.

Ver comentários
Saber mais Internet banda larga fibra OCDE telecomunicações
Outras Notícias