Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal Telecom e Oi preparam acordo para fusão, diz Folha de S. Paulo

Accionistas que controlam as duas operadoras estarão a negociar uma união entre a Oi e a Portugal Telecom, que passará por uma fusão, sem dar lugar a “desembolsos” aos restantes accionistas, noticia este Sábado o jornal Folha de S. Paulo.

Negócios 22 de Junho de 2013 às 16:34
  • Partilhar artigo
  • 43
  • ...

A Portugal Telecom e a brasileira Oi vão avançar para uma fusão, estando o processo a ser negociado entre os accionistas que controlam as duas operadoras, de acordo com o Folha de S. Paulo.

 

O jornal brasileiro dá conta que estará já tomada a decisão de “unir forças” entre as duas empresas, para a criação de uma operadora presente nos países de língua portuguesa com 101 milhões de clientes e receitas anuais de 64 mil milhões de reais (21,5 mil milhões de euros).

 

O modelo em que o negócio será concretizado estará ainda a ser definido, mas deverá passar por uma proposta de compra da Oi à PT, o que na prática representaria uma fusão entre as duas empresas, sendo que não haveria lugar a “desembolsos”.   

 

Apesar de avançar estes detalhes, o jornal brasileiro adianta que há riscos de a operação não ser efetivada e cita fontes de accionistas da Oi a negarem que esteja em curso uma fusão.

 

A Oi é controlada por um conjunto de accionistas brasileiros, entre eles a Andrade Gutierrez e o BNDES, banco estatal brasileiro que pretende permanecer no capital da Oi. O Folha de S. Paulo, citando o desenho do negócio apresentado ao Governo brasileiro, adianta que o BNDES ainda não decidiu se vai investir mais fundos na empresa brasileira, mas para manter a posição actual de 13% teria que investir 3,5 mil milhões de reais (1,17 mil milhões de euros).    

 

No que diz respeito à gestão da empresa que resultar da fusão, o jornal brasileiro acrescenta que os accionistas da PT exigem uma liderança partilhada, replicando o modelo da Vivo quando esta era detida pela empresa portuguesa e pelos espanhóis da Telefónica.

 

A Oi é actualmente liderada por Zeinal Bava, que deixou o cargo de CEO da PT para liderar a companhia brasileira, acumulando com as funções de presidente executivo da PT Portugal. Uma decisão que fez crescer a expectativa de que estava a ser preparada uma fusão entre as duas operadoras. Uma intenção que nunca foi negada pelas duas partes.  

Ver comentários
Saber mais PT Oi
Outras Notícias