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PT é a operadora com mais reclamações junto da Anacom

Em geral, foi o serviço fixo de acesso à Internet o que reuniu mais queixas por parte dos utilizadores, tendo registado 4,28 reclamações por cada mil clientes.

Rita Faria afaria@negocios.pt 21 de Outubro de 2013 às 17:12
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A Portugal Telecom foi a operadora portuguesa que mais reclamações recebeu em 2012. Um relatório da Anacom, divulgado esta segunda-feira, mostra que a PT recebeu mais de 13 mil reclamações por parte de clientes, seguida pela Zon TV Cabo Portugal, com mais de 12 mil reclamações.

 

Em terceiro lugar surge a TMN, com pouco mais de oito mil queixas, seguida pela Optimus (com cerca de sete mil) e pela Vodafone, que recebeu mais de cinco mil reclamações de clientes. No relatório da Anacom, com pouco mais de duas mil queixas surge a Cabovisão. Os dados são apresentados em termos absolutos, pelo que a diferença no número de reclamações deve ser considerada tendo em conta o número de clientes de cada operadora.

 

O serviço fixo de acesso à Internet foi o mais visado em 2012, tendo registado 4,28 reclamações por mil clientes, mais 2,1% do que no período homólogo. Neste tipo de serviço, a Optimus foi a operadora que recebeu mais reclamações: 10,48 por cada mil clientes.

 

Já o serviço móvel de acesso à Internet registou 1,48 reclamações por mil clientes, menos 20,1% do que em 2011. Neste serviço, o prestador de serviços com mais reclamações por mil clientes foi a TMN, com 2,08 reclamações por mil clientes (a respetiva quota de mercado neste serviço era 41%). A Vodafone (38% de quota de mercado neste serviço, em 2012) foi o prestador de serviços com menor número de reclamações por mil clientes, 0,51.

 

O serviço de televisão por subscrição ocupa o segundo lugar dos serviços mais reclamados no sector das comunicações electrónicas, com uma média de 4,26 reclamações por mil clientes, mais 23,9% do que no período homólogo.

Em 2012, o prestador de serviço com mais reclamações por mil clientes foi a Cabovisão (quota de mercado de 8%) com 4,90 registos, seguida da ZON TV Cabo Portugal (quota de mercado de 47%) com 4,26.

 

Relativamente ao serviço telefónico em local fixo, os prestadores com maior número de reclamações por mil clientes, em 2012, foram a ZON TV Cabo Portugal (3,71), a Vodafone (3,61) e a Optimus (3,51). O prestador com maior quota de mercado em 2012, a PT Comunicações, registou 2,35 reclamações por mil clientes.

 

No ano passado, o serviço menos reclamado foi o serviço telefónico móvel, tendo a Optimus reunido o maior número de queixas por mil clientes (1,00), seguida da TMN com 0,76 reclamações.

 

O relatório da Anacom tem por objecto a análise de todas as solicitações escritas (na sua maioria reclamações e pedidos de informação) apresentadas à Anacom, directa ou indirectamente, pelos utilizadores finais de serviços de comunicações e pelo público em geral, sobre o mercado das comunicações.

 

Em 2012, a Autoridade Nacional das Comunicações recebeu 58.954 solicitações escritas sobre o mercado das comunicações. A maioria destas solicitações foi composta por reclamações (97,1%). 

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