Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Serviços de pacotes de telecomunicações já contam com quase 3 milhões de assinantes

O número de clientes dos pacotes de serviços de telecomunicações continua a aumentar e no segundo trimestre, o crescimento foi de 2,2%.

Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 09 de Setembro de 2014 às 16:47
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

O número de clientes dos serviços dos pacotes de telecomunicações aumentou 2,5%, face ao trimestre anterior, para cerca de 2,8 milhões de assinantes. Em termos homólogos, o crescimento foi de 2,2%, segundo os dados avançados pela Anacom.

 

O regulador detalha que "cerca de 69 em 100 famílias clássicas dispunham de um pacote ‘multiple play’ (mais do que um serviço) no período em análise, o que representa um crescimento de mais 1,7 pontos percentuais do que no trimestre anterior e mais 6 pontos percentuais do que no trimestre homólogo.

 

Segundo a Anacom é estimado que mais de metade das famílias "tenha um pacote triple/quadruple/quintuple play" que agregam televisão, Internet, telefone fixo, telefone móvel e Internet móvel.

 

"Estes representam 79% do total das ofertas em pacote, sendo que a modalidade mais utilizada entre os clientes residenciais é o triple play (50,3%)", acrescenta a mesma fonte. Este é o serviço que agrega Internet, televisão, telefone fixo.

 

O pacote ‘quadruple play’ com voz móvel – serviço telefónico fixo, mais serviço telefónico móvel, mais banda larga fixa, mais televisão por subscrição - passou a ser a segunda modalidade mais utilizada entre os clientes residenciais (17,1%), "com elevado crescimento por comparação com o primeiro trimestre", detalha a mesma fonte.

 

As receitas dos serviços em pacote atingiram cerca de 554 milhões de euros no primeiro semestre de 2014, valor que traduz um aumento de 9,9% em termos homólogos.

 

A receita média mensal por subscritor do pacote "double play", o serviço telefónico fixo mais televisão por subscrição é de 22,70 euros.

 

Já nos pacotes triple/quadruple/quintuple play a receita média mensal por subscritor atingiu 37,47 euros (mais 0,9% que no período homólogo).

 

Quanto a quotas de mercado, a PT Comunicações é o prestador com maior quota de serviços em pacote (44,4%), seguindo-se o Grupo Nos (38,8%), a Vodafone (8,6%) e a Cabovisão (8,1%).

 

Já em termos de receitas, a liderança cabe ao Grupo Nos, com 43,4% do total. Seguem-se a PTC, com 41,9%; a Vodafone com 7,8% e a Cabovisão com 6,8%.

 

A Anacom reitera que a "Vodafone é o prestador que mais tem vindo a aumentar a sua quota nos pacotes nos últimos trimestres, quer em termos de subscritores (mais 4,3 pontos percentuais face ao período homólogo) quer de receitas (mais 3,7 pontos percentuais face ao mesmo período)".

 

E no segundo trimestre tornou-se o terceiro principal prestador de pacotes de serviços (em número de subscritores e receitas).

Ver comentários
Saber mais Anacom PT Comunicações Grupo Nos Vodafone Cabovisão pacote de serviços
Outras Notícias