Telecomunicações Sinal da TDT com disponibilidade próxima de 100%

Sinal da TDT com disponibilidade próxima de 100%

Viana do Castelo, Portalegre e Guarda foram os distritos com níveis de disponibilidade mais elevados no último trimestre de 2015 segundo a Anacom. Já Aveiro e Setúbal registaram os piores desempenhos.
Sinal da TDT com disponibilidade próxima de 100%
Bruno Simão/Negócios
Sara Ribeiro 21 de março de 2016 às 14:25

Durante o quarto trimestre do ano passado, o sinal de televisão digital terrestre (TDT) apresentou "calores de disponibilidade de serviço próximos dos 100%" e um nível de estabilidade "elevado". As conclusões são de um estudo da Anacom, divulgado esta segunda-feira.

De acordo com a informação recolhida pelo regulador de telecomunicações, através das sondas espalhadas de Norte a Sul do país, "é possível afirmar que nas zonas onde o sinal digital de televisão chega por via terrestre, através do canal 56, a recepção de televisão fez-se de forma quase permanente e sem interrupções".

Viana do Castelo foi o distrito com o maior tempo de recepção de serviço, com 99,98%, seguindo-se Portalegre com 99,96% e a Guarda com 99,95%.

Pelo contrário, Aveiro e Setúbal foram os distritos com níveis de disponibilidade do serviço mais baixos, com 97,8% e 99,5%, respectivamente. "Todos os outros distritos tiveram um desempenho acima da média nacional (99,66%)"; sublinha a entidade liderada por Fátima Barros.

Nos três últimos meses de 2015, aquele em que a rede TDT apresentou melhor desempenho, com disponibilidade de serviço de 99,70 %, foi o mês de Dezembro, enquanto o mês com uma disponibilidade mais baixa, com 99,62%, foi Outubro.

O estudo da Anacom detalha ainda que o melhor e o pior dia, no período em análise, ocorreram a 7 de Dezembro e 2 de Outubro, datas que apresentaram níveis de disponibilidade de serviço diária de 99,96 % e 98,24 %, respectivamente.

A Anacom realça que "as interrupções no acesso ao serviço podem dever-se a falhas de energia, intempéries, auto-interferências e actos de vandalismo sobre a infra-estrutura".

Quanto à estabilidade de serviço, "o quarto trimestre de 2015 caracterizou-se por ser um período em que a estabilidade de serviço foi elevada".

Os dias com maior e menor estabilidade de serviço foram, respectivamente, 20 de Dezembro e 2 de Outubro.

Durante os três últimos meses do ano, a hora do dia em que, em média, a rede se apresentou mais estável para a recepção do sinal da TDT foi "entre as 13:00 e as 14:00, enquanto que a pior hora do dia, ainda que com estabilidade de serviço elevada, foi entre as 21:00 e as 22:00", lê-se no mesmo documento.

O estudo da Anacom foi elaborado a partir de mais de 15 mil milhões de registos obtidos pela rede de sondas e incide apenas sobre o sinal de televisão emitido no canal 56. "Todavia, actualmente o sinal já é difundido também através dos canais 40, 42, 45, 46, 47, 48 e 49", sublinha.

 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI