Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Skype em 10 anos já liga mais de 300 milhões de pessoas

Em 1876, Alexander Bell estaria longe de imaginar toda a evolução das comunicações. Mas, já mais recentemente, em 2003, Janus Friis e Niklas Zennström também estariam longe de imaginar que conseguiriam ligar mais de 300 milhões de pessoas. O Skype faz esta quinta-feira, 10 anos e está nas mãos da gigante Microsoft.

Bloomberg
Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 29 de Agosto de 2013 às 07:27
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Precisa de ter dois dispositivos ligados à Internet, fazer o “download” grátis da aplicação e poderá estar a fazer uma chamada de voz e vídeo para o outro lado do mundo, grátis. Só precisa de ter um pacote de dados de Internet.

 

A celebrar 10 anos, o Skype já deu origem a mais de 1,4 triliões de minutos de chamadas de voz ou vídeo, o equivalente a 2,6 milhões de anos de conversas, divulgou a Microsoft.

 

O crescimento desta última década põe a um canto a invenção do telefone por Bell, ou o telemóvel há 25 anos.

 

No total, são mais de 300 milhões de utilizadores activos em todo o mundo e no último segundo trimestre de 2013 reportou 162 mil milhões de minutos de conversação (um crescimento de 41% face ao período homólogo).


Ao contrário de muitas start-ups de sucesso, o Skype surgiu na Estónia, nessa altura o Skype apenas permitia chamadas áudio entre computadores, hoje permite ligações, áudio, vídeo, mensagens escritas e partilha de ficheiros. Pode fazer ligação através de PC, tablet ou smartphone.

 

Em Maio de 2011, a Microsoft avança e compra o Skype. O acordo de compra do Skype pela Microsoft foi aprovado pelos Conselhos de Administração de ambas as empresas. Esta foi a maior aquisição efectuada pela companhia norte-americana e será concretizada até ao final deste ano. 

 

O valor da operação foi de 8,5 mil milhões de dólares (5,9 mil milhões de euros). “É óbvio que nem todos utilizam vídeo através dos telefones, mas é uma oportunidade de negócio”, disse na época, Steve Ballmer, CEO da Microsoft.

 

Ainda nesse ano, falava-se que o Facebook poder-se-ia aliar ao Skype para o desenvolvimento de um novo serviço de vídeo-chamada na rede social. Algo que acabou por não acontecer.

 

Já este ano, a Microsoft integrou o Skype com o Outlook.com no leque de países onde já tinha lançado a novidade de forma limitada. O mesmo aconteceu com o lançamento da Xbox One que passará a integrará o Skype tendo para isso que pagar 60 dólares.

 

Para celebrar o 10º aniversário, o Skype oferece aos seus utilizadores 30 minutos de acesso gratuito ao Skype WiFi desde 1 de Setembro até aos 30 dias seguintes.

 

No futuro, a Microsoft espera “encontrar novas formas de comunicação, integrando tecnologias que hoje ainda não foram pensadas, ao mesmo tempo que continuará a integrar os produtos Microsoft - tal como já o fez com o Outlook.com – e entre os quais se contam a Xbox One ou o Windows 8.1, que passa assim a ser a melhor forma de estar próximo de quem é importante”.

Ver comentários
Saber mais Skype telecomunicações
Outras Notícias