Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Telecomunicações: Portugal foi o país da UE com maior aumento de preços

Os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 4,41% em Novembro face ao mesmo mês do ano anterior. Comparando com o mês anterior não houve alterações. Portugal foi o país da União Europeia com o aumento de preços mais elevado.

Bruno Simão/Negócios
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 21 de Dezembro de 2015 às 14:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • 13
  • ...

Em Novembro o preço das telecomunicações em Portugal aumentou 4,41% face ao mesmo período do ano passado. Em comparação com o mês anterior, Outubro, não se verificou qualquer alteração dos valores, segundo os dados divulgados esta segunda-feira, 20 de Novembro, pela Anacom.

Comparando com os restantes países da União Europeia, em termos médios anuais, Portugal registou o aumento de preços mais elevado, contrariando a tendência de queda dos preços do sector na Europa. "Em média, na União Europeia, os preços das telecomunicações estão a descer (-0,37%)", detalha a Anacom.

Desde Março de 2011 que os preços das telecomunicações crescem mais em Portugal do que na União Europeia.

Analisando a evolução dos preços face ao mês homólogo de 2014, os valores das telecomunicações registados no mês passado foram os quintos mais elevados da economia portuguesa.

"Este aumento de preços resultou das variações ocorridas em Janeiro e Fevereiro de 2015", segundo o regulador do sector.

Já em termos médios anuais, a variação foi de 3,55%, 3,12 pontos percentuais acima da inflação (0,42%), sendo este o maior diferencial desde, pelo menos, 2010. " O aumento de preços verificado foi o sexto mais elevado entre os 43 produtos/serviços considerados", lê-se no mesmo documento.

Os preços das telecomunicações estão a crescer a taxas médias anuais superiores à variação do Índice de Preço do Consumidor desde Janeiro de 2014.

Ver comentários
Saber mais Portugal União Europeia UE Europa preços telecomunicações
Mais lidas
Outras Notícias