Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Acções da Zon e Sonaecom disparam acima dos 10% em dois dias após "research" do BESI

Nas duas últimas sessões bolsistas as empresas de telecomunicações Zon e Sonaecom viram as suas cotações disparar, muito acima das subidas também registadas no índice nacional. As razões para esta prestação prende-se com a avaliação do BESI, que ontem recomendou a compra de títulos de ambas as empresas, antecipando retornos muito elevados.

Millennium IB sobe avaliação da Sonaecom em 2,4%
Jorge Garcia jorgegarcia@negocios.pt 18 de Julho de 2013 às 17:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

Segundo os analistas do BESI, a Zon Optimus poderá vir a ser a empresa com a remuneração accionista mais atractiva do PSI-20 no pagamento de dividendos. A nova cotada, que vai resultar da fusão entre a dona da TV Cabo e a operadora móvel da Sonaecom, deverá pagar um dividendo com uma rendibilidade implícita de 11,5%, segundo o BESI.

 

Esta análise catapultou a Zon para máximos de Fevereiro de 2010, com uma apreciação de 6,48% para 4,089 euros. Nos últimos dois dias os títulos da operadora escalaram 10,51% ou 38,9 cêntimos por acção. Desde o início do ano, a cotada liderada por Rodrigo Costa viu o seu valor subir 37,68% ou 1,119 euros.

 

"A nova entidade deverá ser capaz de pagar 220 milhões de euros em dividendos por ano sem exceder um rácio de alavancagem de duas vezes. Num período de cinco anos, a remuneração accionista total deverá exceder 1,1 mil milhões, o que tem implícito uma rendibilidade de dividendo de 11,5%", antecipam os analistas do BESI.

 

Os analistas estimam que a fusão entre a Zon e a Optimus gere sinergias no valor de 579 milhões de euros e “deverá levar à emergência de um player totalmente integrado, melhor equipado para competir no segmento de 4Play e no sector corporativo, melhorias que acreditamos que vão levar a ganhos de quota de mercado materiais e consequentemente a uma subida das receitas”, realça o BESI, numa nota a que o Negócios teve acesso e que foi divulgada ontem, quarta-feira.

 

Esta quinta-feira, a Optimus e a Zon ganharam o concurso para o serviço universal de comunicações, detido até agora pela PT, segundo o qual vão prestar serviços de telefone fixo(voz e internet). A Optimus ganhou o concurso para a zona Norte e Centro do país, enquanto a Zon prestará serviço de telefone fixo no Sul do país e ilhas.

 

Onde entra a Sonaecom?

 

Para os analista do BESI a Sonaecom é o melhor veículo para retirar dividendo com esta fusão. Os analistas justificam esta escolha com o elevado desconto (25%) a que está a negociar e um potencial de subida dos títulos próximo de 40%.

 

Por enquanto, e segundo os analistas, a Sonaecom é a quarta empresa que apresenta o melhor retorno de dividendo, acima dos 7%, algo que poderá melhorar ainda mais depois da fusão, dado que se estima que a Zon Optimus ultrapasse o retorno da PT.

 

Esta quinta-feira, a Sonaecom escalou 6,97% para 1,765 euros, sendo que nos últimos dois dias a subida foi de 12,06% ou 19 cêntimos. A operadora está em máximos de 15 de Maio de 2013. Desde o início do ano, a empresa já apreciou 19,18% ou 28,4 cêntimos.

 

“Os investidores têm duas opções para jogarem esta fusão: a Zon Multimédia, o acesso mais líquido e directo a sinergias e geração de ‘cash flow’ ou a Sonaecom, uma ‘holding’ que terá uma posição de 32% na nova Zon Optimus e uma posição de capital estimada de 173 milhões de euros, que combinadas representam 95% do valor de mercado da Sonaecom”, explica a nota dos analistas do BESI.

Ver comentários
Saber mais Zon Sonaecom fusão bolsa
Outras Notícias