Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Tráfego de comunicações aumentou até 6% na última semana

Na última semana, o tráfego de voz foi 37% superior ao registado quando se iniciou o isolamento social. O consumo de dados disparou 44%. Face à semana anterior, os aumentos foram de 3% e 6%,respetivamente.

Reuters
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 07 de Abril de 2020 às 16:43
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Com a maioria dos portugueses em isolamento, o tráfego de comunicações continua a aumentar. De acordo com as estimativas divulgadas esta terça-feira pela Anacom, na semana entre 30 de março e 5 de abril, o tráfego de voz e de dados subiu cerca de 3% e 6%, respetivamente, em relação à semana anterior.

Comparado com a primeira semana em que se iniciou o isolamento social, o número de chamadas telefónicas foi 37% superior ao registado no período. Já o tráfego de dados foi 44% superior ao verificado nesse período anterior ao início das medidas do estado de emergência que levaram ao encerramento das escolas e de várias atividades económicas tendo colocado a maioria dos portugueses em confinamento.

A Anacom sublinha ainda que face aos números disponibilizados pelas operadoras "mantêm-se as alterações nos padrões de utilização dos serviços de comunicações eletrónicas identificadas na semana anterior". Ou seja, no caso do tráfego de voz, "contabilizou-se um significativo crescimento do tráfego de voz fixa (+96%), que contrasta com a redução verificada em anos anteriores, e um crescimento mais moderado da voz móvel (25%).

Quanto ao consumo de dados, o tráfego de banda larga fixa cresceu a um ritmo superior (45%) ao do tráfego de dados móveis (26%).

A entidade reguladora nota ainda que "apesar do aumento do peso relativo da voz fixa, a voz móvel continua a ser cerca de cinco vezes superior à voz fixa". Já no caso do tráfego de dados, o tráfego de dados fixo é cerca de 20 vezes superior ao tráfego de dados móveis.

Ver comentários
Saber mais Anacom telecomunicações
Outras Notícias