Aviação Associação Peço a Palavra diz que Governo pode reverter suspensão de voos da TAP

Associação Peço a Palavra diz que Governo pode reverter suspensão de voos da TAP

A Associação Peço a Palavra defendeu esta quarta-feira, 17 de Fevereiro, a possibilidade de o Governo reverter a decisão da TAP de suspender algumas rotas com partida do Porto, lembrando que podem ser classificadas como rotas de interesse estratégico.
Associação Peço a Palavra diz que Governo pode reverter suspensão de voos da TAP
Lusa 17 de fevereiro de 2016 às 17:41
"A associação considera que há rotas que podem ser definidas como estratégicas e temos de aguardar que o Governo decida se alguma das rotas suspensas do Porto é considerada estratégica e se o Governo vai ter uma palavra quanto a isso", afirmou António Pedro Vasconcelos da Associação Peço a Palavra, no final de um encontro em Lisboa com o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Na opinião deste responsável, a definição do interesse estratégico "pretende garantir" aos portugueses que a TAP "é um instrumento, uma empresa, ao seu serviço" e que "isso tem de ter uma tradução", nomeadamente nas rotas.

"Mas é prematuro [a associação] estar já a afirmar que algumas rotas eliminadas não deviam ter sido", disse, explicando que é agora necessário que o Governo defina que rotas são estratégicas.

António Pedro Vasconcelos adiantou que na reunião com o ministro "foi garantido" que o Estado assume a definição estratégica da empresa e que o Estado terá uma palavra a dizer nas rotas consideradas estratégicas.

"Ficámos bastante satisfeitos com as explicações do ministro e com esta garantia de que a TAP é uma empresa fundamental", concluiu.

A TAP cancelou rotas com partida do Porto, explicando que apesar das "boas taxas de ocupação os custos da operação dessas rotas não permitem, actualmente, a rentabilidade da sua operação".

Segundo a TAP, as quatro rotas em questão (Bruxelas, Barcelona, Milão e Roma) significam um prejuízo 8 milhões de euros.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI