Aviação Avião da TAP com "problemas técnicos" aterra em segurança em Lisboa com 106 passageiros

Avião da TAP com "problemas técnicos" aterra em segurança em Lisboa com 106 passageiros

Um avião Embraer da companhia aérea portuguesa teve "problemas técnicos" e foi desviado do Porto para Lisboa devido a "baixa visibilidade".
Avião da TAP com "problemas técnicos" aterra em segurança em Lisboa com 106 passageiros
Miguel Baltazar/Negócios
Lusa 02 de junho de 2019 às 14:17

A companhia aérea TAP confirmou hoje à Lusa que um avião Embraer teve "problemas técnicos" e que foi desviado do Porto para Lisboa devido a "baixa visibilidade", tendo aterrado em segurança com os 106 passageiros às 09:17.

O Aeroporto Sá Carneiro (Porto) acionou hoje um "alerta de nível 1" para uma "aeronave com problemas elétricos que pediu aterragem e que foi desviado para o Aeroporto de Lisboa por causa da nebulosidade, disseram fontes oficiais.

Em declarações à Lusa, fonte oficial da TAP explicou que os 106 passageiros que deviam ter chegado hoje à Zurique (Suíça), pelas 10:40 (hora local), aterraram no Aeroporto de Lisboa pelas 09:17 e que a aterragem decorreu "em segurança" e "normalmente".

"Os passageiros estão com uma equipa da TAP para encontrar soluções e alterativas de voos na TAP para chegarem a Zurique ainda hoje ou amanhã (segunda-feira) de amnhã", acrescentou fonte da TAP.

O avião da TAP descolou pelas 07:29 do Aeroporto do Porto com destino a Zurique, mas devido a problemas "técnicos" pediu aterragem de emergência no aeroporto mais próximo que era o do Porto, mas devido "à baixa visibilidade", relacionda com o nevoeiro, o voo TP 922 foi redirecionado para Lisboa, onde aterrou às 09:17, conforme se pode ver na página da ANA Aeroportos.

Fonte aeronáutica explicou à Lusa que a tripulação não chegou a declarar emergência no ar.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorros (CDOS) do Porto explicou à Lusa que o Aeroporto Sá Carneiro acionou hoje pelas 07:59 um "alerta nível 1 para uma aeronave com problemas elétricos" e que "pediu aterragem" na pista.

Os meios mobilizados e "postos em prontidão foram "30 bombeiros de 11 corporações, com 11 veículos", disse o CDOS do Porto, referindo que os mesmos meios foram "desmobilizados pelas 08:44".

Em declarações à Lusa um funcionário da ANA – Aeroportos disse que "até pelo menos às 13:00 de hoje vai haver condicionamentos na aviação no Aeroporto Sá Carneiro devido ao nevoeiro" e que, devido às "alterações climatéricas, um voo da Easyjet, que devia ter aterrado pelas 08:30 no Sá Carneiro, foi desviado para o aeroporto em Santiago de Compostela", no norte de Espanha.

O "nevoeiro está a afetar os voos desde as 06:00 de hoje", avisou a mesma fonte, acrescentando que há "vários voos com atrasos".




Marketing Automation certified by E-GOI