Aviação Boeing negoceia venda de aviões ao Irão

Boeing negoceia venda de aviões ao Irão

A Boeing iniciou negociações preliminares com várias transportadoras de Teerão com vista à venda de aviões comerciais. Este poderá ser um dos mais importantes negócios entre empresas norte-americanas e iranianas.
Boeing negoceia venda de aviões ao Irão
Air France
André Vinagre 12 de abril de 2016 às 14:45

Depois de levantadas as sanções, o Ocidente continua a reaproximação a Teerão e a Boeing dá agora os primeiros passos nas novas relações, negociando a venda de aviões e de serviços de aviação às transportadoras iranianas, escreve esta terça-feira, 12 de Abril, o Wall Street Journal (WSJ).

 

O Irão, que quer recuperar as relações com o Ocidente, já tinha assinado alguns acordos com empresas europeias e quer agora materializar o possível acordo com a fabricante de aviões norte-americana Boeing.

 

A Boeing confirmou na segunda-feira ter iniciado conversações em Teerão com companhias aéreas iranianas sobre uma potencial venda de aviões e serviços. Um porta-voz do construtor aeronáutico disse, citado pelo WSJ, que os representantes "discutiram as capacidades dos aviões de passageiros comerciais com as companhias iranianas aprovadas pelo Governo dos Estados Unidos".

 

O jornal diz que um possível negócio pode ser o maior sinal até agora da normalização das relações entre o Irão e os Estados Unidos da América. O Governo americano permitiu que a Boeing negociasse com algumas transportadoras iranianas seleccionadas.

 

Os anos de sanções ao Irão, desencadeados depois da revolução islâmica de 1979 e ao programa nuclear do país, levaram a que a frota iraniana se tornasse numa das mais velhas do mundo, diz o mesmo jornal.

 

As sanções norte-americanas ao Irão foram retiradas pela administração de Barack Obama já no início deste ano depois do acordo para o programa nuclear daquele país do Médio Oriente que impede o desenvolvimento de armamento.

As acções da Boeing recuavam 0,63% às 14:41 para os 127,11 dólares.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI