Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Câmara de Lisboa quer dar o nome de Humberto Delgado ao aeroporto da Portela

O aeroporto da Portela pode mudar de nome. A câmara de Lisboa aprovou uma moção, por unanimidade, para dar o nome do “General Sem Medo”, Humberto Delgado, ao aeroporto da capital. A decisão cabe ao Governo.

Bruno Simões brunosimoes@negocios.pt 11 de Fevereiro de 2015 às 16:47
  • Partilhar artigo
  • 78
  • ...

A câmara de Lisboa aprovou por unanimidade uma moção para atribuir o nome de Humberto Delgado ao aeroporto da Portela. O documento, subscrito pelo presidente António Costa, sustenta que Humberto Delgado foi "uma figura notável do país político do seculo XX", assim como "um vulto maior da aviação comercial portuguesa". E com essas duas facetas "contribuiu decisivamente para formar o Portugal de hoje", lê-se no documento, a que o Negócios teve acesso. A moção teve o voto favorável de todos os vereadores.

 

"A intervenção de Humberto Delgado para a criação da moderna aviação comercial foi crucial", lê-se na moção. Foi a ele que coube, na qualidade de Director-Geral do Secretariado da Aeronáutica Civil, em 1944, "a exigente tarefa de presidir à institucionalização dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP), e à complexa tarefa de criar uma nova rede de transportes até então desconhecida e inexistente em Portugal".

 

É a Humberto Delgado que se deve "a criação das primeiras linhas aéreas de ligação ao exterior, em particular com Angola e Moçambique, a chamada 'Linha Aérea Imperial', inaugurada em 31 de Dezembro de 1946", recorda a moção.

 

Por outro lado, foi em Lisboa, no Café Chave D’ Ouro, a 10 de Maio de 1958, que Humberto Delgado disse a célebre frase "obviamente demito-o", depois de questionado por um jornalista da France Presse sobre "o destino que daria a Salazar no caso de ganhar as eleições".

 

Assim, além de aprovar um "voto de saudação em memória da figura ímpar do Marechal Humberto da Silva Delgado", a moção de António Costa propõe "ao Governo a atribuição, ao Aeroporto da Portela, também chamado Aeroporto de Lisboa, da designação de Aeroporto Humberto Delgado".

Ver comentários
Saber mais Aeroporto da Portela Humberto Delgado Câmara de Lisboa António Costa
Outras Notícias