Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ethiad Airways deve investir 500 milhões de euros na Alitalia já este ano

A companhia aérea de Abu Dhabi está perto de comprar parte da Alitalia depois de meio ano de negociações. A Ethiad deve avançar com 500 milhões de euros este ano e mais 60 milhões em 2015 para ficar com uma participação entre 45% e 49% do capital social da operadora italiana.

Bloomberg
David Santiago dsantiago@negocios.pt 02 de Junho de 2014 às 12:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Aproxima-se a concretização da entrada da transportadora aérea com sede em Abu Dhabi, Ethiad Airways, na italiana Alitalia depois de perto de seis meses de negociações. A administração da Ethiad emitiu um comunicado oficial no qual refere que deverá fazer chegar, nos próximos dias, uma carta à Alitalia onde constarão as condições da proposta.

 

De acordo com o "Corriere della Sera", a Ethiad propõe-se adquirir uma fatia entre 45% e 49% da operadora italiana, num negócio que deverá fazer chegar aos cofres da Alitalia 500 milhões de euros já em 2014 e mais 60 milhões de euros em 2015.

 

O documento enviado pela Ethiad deverá ser analisado já na próxima sexta-feira, dia 6 de Junho, no dia em que se reúne o conselho de administração da Alitalia. Ainda o Corriere, refere que a empresa sediada em Abu Dhabi deverá exigir o despedimento de 2.200 funcionários da operadora aérea italiana que passa, actualmente, por graves dificuldades financeiras.

 

O iminente acordo entre as duas operadoras aéreas deverá permitir à Alitalia ganhar um novo fôlego depois de as negociações com a Klm, primeiro, e com a Air France-Klm, depois, terem falhado. Abre também uma perspectiva interessante para o Governo italiano que garante um importante investimento externo.

 

Em nota oficial o Executivo liderado pelo primeiro-ministro Matteo Renzi reagiu da seguinte forma: "O Governo italiano reconhece a importância estratégica desta operação e encara de forma favorável a colaboração entre a Ethiad Airways e a Alitalia".

 

O ministro italiano dos Transportes, Maurizio Lupi, também reagiu com satisfação a um acordo que ele próprio parece assumir como provável, ao considerar tratar-se de um negócio de "cerca de 600 milhões de euros, com um grande plano industrial que relança o sistema dos aeroportos italianos", cita o jornal "La Repubblica".

 

A confirmação do negócio deverá acontecer depois de o conselho de administração da Alitalia e dos seus accionistas (incluindo os detentores de interesses) aceitarem a proposta. Depois, escreve o "La Repubblica", as duas companhias iniciarão a preparação da documentação necessária a fim de concluir o negócio em linha com as regras da União Europeia.

Ver comentários
Saber mais Abu Dhabi Ethiad Airways Matteo Renzi Maurizio Lupi Alitalia
Outras Notícias