Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fernando Pinto descarta parceria entre TAP e Ryanair no longo curso

Não é a primeira vez que a Ryanair avança com o cenário. Nem é a primeira vez que a companhia portuguesa o rejeita. Embora Fernando Pinto não feche totalmente a porta.

Miguel Baltazar/Negócios
Wilson Ledo wilsonledo@negocios.pt 04 de Dezembro de 2015 às 16:14
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A Ryanair diz estar em negociações com a TAP para criar uma parceria de "code share" nos voos de longo curso da transportadora portuguesa, mas Fernando Pinto assegura que "não está nada em cima da mesa".

 

Reconhecendo que existiram contactos nesse sentido, o presidente da TAP não descarta o cenário, embora mantenha sérias dúvidas. "Não existe nada. Existem contactos mas não decidimos nada", informou durante o 41º Congresso da APAVT a decorrer no Algarve.

Fernando Pinto mostra-se surpreendido com a mudança de visão da Ryanair sobre a TAP: ao entrarem em Portugal não acreditam na sobrevivência da transportadora portuguesa, agora estão disponíveis para fazer parceiras.

 

Um dos planos da TAP passa precisamente por operar em regime "low cost", mas não em regime de exclusividade. A transportadora prevê introduzir uma parte dos lugares neste regime, estando já a preparar aviões neste sentido.

 

A intenção da Ryanair numa parceria com a TAP não é nova. Em Agosto deste ano, o CEO Michael O’Leary revelou que estava em conversações com várias companhias aéreas rumo a parcerias no transporte de passageiros.

 

Na lista das companhias referidas estavam, para além da TAP, as do grupo IAG (dono da British Airlines e Iberia), Virgin Atlantic e Norwegian Air Shuttle.

 

A vontade seria ligar os seus voos de curta distância aos de longo curso das companhias parceiras. No caso da TAP, as rotas para a América do Sul a partir de Lisboa foram apontadas como as mais interessantes.

 

Também nessa altura, a transportadora portuguesa negou ao Negócios esse cenário de parceria.

 

O documento da venda de 61% do capital da TAP ao consórcio Atlantic Gateway – formado por Humberto Pedrosa e David Neeleman – foi assinado no passado dia 12 de Novembro.

 

Ver comentários
Saber mais Fernando Pinto 41º Congresso da APAVT Michael O’Leary TAP Ryanair
Outras Notícias