Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

IAG perde 2,5 vezes mais apesar da reestruturação da Iberia

O grupo resultante da fusão entre a British Airways e a Iberia perdeu 503 milhões de euros no primeiro semestre de 2013. Os cortes produzidos na Iberia apenas se terão sentido no segundo trimestre, quando se registou uma diminuição das perdas.

Dona da British Airways e Iberia aumenta prejuízos no primeiro trimestre
Rita Dias Baltazar rbaltazar@negocios.pt 02 de Agosto de 2013 às 11:17
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A International Airlines Group (IAG), grupo que resultou da fusão entre a Iberia e a British Airways, perdeu 503 milhões de euros no primeiro semestre de 2013. Este valor supera 2,5 vezes as perdas registadas no ano anterior, segundo a agência Bloomberg.

 

A empresa destacou as melhorias observadas no segundo trimestre, quando “os benefícios da reestruturação da Iberia” começaram a notar-se, segundo o CEO da IAG, Willie Walsh. Entre Março e Junho de 2013 as perdas da Iberia foram de 35 milhões de euros, o que compara com os 95 milhões de euros, em igual período do ano anterior. Já a British Airways gerou um resultado líquido de 247 milhões de euros.

 

Os cortes na Iberia conduziram já a um corte de 1.700 postos de trabalho, e a uma redução de 18% nos salários dos tripulantes e 11% nos restantes funcionários. O grupo deverá cortar mais 3 mil postos de trabalho na transportadora aérea de origem espanhola que deverá ficar apenas com os voos de longo curso. As viagens mais curtas ficarão a cargo da Vueling e da Iberia Express, que têm contratos com os trabalhadores menos dispendiosos para o grupo.

 

“Ter reduzido a capacidade na Iberia, no primeiro trimestre” fez com que os custos diminuíssem no segundo, explicou o Walsh. A saída de 1.700 trabalhadores da transportadora aérea foi “o primeiro passo da reestruturação” que permitiu quebrar a tendência negativa verificada na Iberia há 11 trimestres, segundo o líder do IAG.

Ver comentários
Saber mais IAG Iberia British Airways aviação
Outras Notícias