Notícia
“Não TAP os Olhos” apresenta queixa em Bruxelas contra privatização da empresa
A Associação Peço a Palavra, que integra o movimento "Não TAP os Olhos" apresentou uma queixa à Comissão Europeia para travar o processo de privatização da companhia aérea, depois de ter interposto uma providência cautelar. Em causa estarão alegadas irregularidades no caderno de encargos.
- Assine já 1€/1 mês
- 11
- ...
A Associação Peço a palavra, que integra o movimento "Não TAP os Olhos" apresentou esta semana uma queixa à Comissão Europeia para travar o processo de privatização da companhia aérea portuguesa, avança a Renascença. O objectivo é que Bruxelas desencadeie uma acção contra Portugal no Tribunal Europeu de Justiça.
Em causa estão alegadas irregularidades do caderno de encargos de privatização da transportadora aérea nacional.
"Apresentámos na terça-feira uma denúncia à Comissão Europeia em que existe, de facto, violação de normas e princípios de Direito da União Europeia. Neste caso, a União Europeia poderá processar o Estado português ou obrigar o Estado a corrigir a resolução que regula o caderno de encargos", afirmou Bruno Fialho, da Associação Peço a Palavra, em declarações à Renascença.
Na semana passada, a mesma associação interpôs uma providência cautelar contra a privatização da TAP na justiça portuguesa.
Esta nova batalha legal é conhecida um dia depois de o Governo ter anunciado que apenas dois candidatos seguem para a fase de negociação: David Neeleman, fundador da Azul e Germán Efromovich, dono da Avianca. De fora ficou a proposta apresentada pelo empresário português Miguel Pais do Amaral, por não ser vinculativa e, por isso, não cumprir as regras do caderno de encargos.