Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Pedro Marques: "Há um potencial interessante de ligação" da TAP à Ásia

Pedro Marques elogia estratégia de diversificação de rotas da TAP para a América do Norte e recorda que o gigante chinês HNA entrou no capital da Azul, de David Neeleman, o que pode favorecer as ligações para a Ásia.

Ministro do Planeamento e Infraestruturas - Pedro Marques
Bruno Simão
Maria João Babo mbabo@negocios.pt 20 de Janeiro de 2016 às 10:42
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, sublinhou esta quarta-feira no Parlamento que o Governo considera "favorável a diversificação do risco" da TAP relativamente às rotas.

 

O responsável manifestou assim, na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas a sua concordância relativamente à estratégia anunciada pela Atlantic Gateway, de desenvolver um conjunto de rotas para a América do Norte,  quando até agora a aposta estava na América do Sul, no Brasil.

 

Pedro Marques salientou ainda que o reforço estratégico do hub de Lisboa, frisando que "há um potencial interessante de ligação à Ásia, que tem a ver com a estrutura accionista de um dos membros do consórcio".

 

O ministro referia-se à entrada do gigante chinês da aviação HNA Group na estrutura accionista da companhia brasileira Azul, de David Neeleman, no ano passado, com a aquisição de 23,7%. "Se isso acontecer, vemos como possibilidade o hub ter ligações à América do Sul e à América do Norte, mas também o novo accionista favorecer as ligações para a Ásia", afirmou.

 

Pedro Marques afirmou ainda não querer comentar decisões de gestão de quem neste momento é maioritário na empresa, mas salientou que "não houve só diminuição ou suspensão de rotas, houve apostas adicionais que podem gerar benefícios para a empresa".

 

O responsável salientou a importância do processo de negociação com a Atlantic Gateway, de forma a que a TAP possa ter privados como accionistas minoritários, mas com capacidade de gestão e ligação ao sector da aviação.

 

Pedro Marques frisou ainda que "o consórcio está a negociar connosco com lealdade e com lisura negocial" e, questionado sobre a entrega deste dossiê a Diogo Lacerda Machado, amigo de António Costa, salientou que a responsabilidade politica e do processo negocial é do seu gabinete.

 

Ver comentários
Saber mais TAP Atlantic Gateway Obras Públicas Pedro Marques
Mais lidas
Outras Notícias