Aviação Pessoal de voo quer SATA a ocupar lugar da TAP no Porto

Pessoal de voo quer SATA a ocupar lugar da TAP no Porto

O SNPVAC tece duras críticas à decisão da Ryanair em reforçar no Porto e pede acção ao autarca Rui Moreira. O sindicato informa ainda que os postos de trabalho no Porto não estão em causa.
Pessoal de voo quer SATA a ocupar lugar da TAP no Porto
Wilson Ledo 17 de fevereiro de 2016 às 19:33

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) quer que a SATA assuma o lugar da TAP no Porto, após a decisão da companhia de abandonar quatro rotas para Milão, Roma, Bruxelas e Barcelona.

"As regiões do nosso país devem apoiar-se e, por esta razão, pugnaremos pelo retorno da SATA Internacional às rotas que saem do aeroporto do Porto", reagiu o SNPVAC em comunicado esta quarta-feira, 17 de Fevereiro.


"Relembramos os mais incautos, que existe uma companhia aérea portuguesa que já explorou rotas a partir do Porto e que poderia naturalmente ocupar o espaço deixado pela TAP", acrescenta a organização.


O sindicato lança duras críticas à Ryanair, que anunciou um reforço em três das quatro rotas abandonadas pela TAP. Considerando que a companhia "low cost" "decidiu substituir-se à TAP na satisfação do interesse nacional", o SNPVAC acusa ainda a Ryanair de "sujeitar os seus trabalhadores a situações precárias e não efectuar o pagamento de impostos para a Segurança Social".


O sindicato diz que vai questionar o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, para que exija ao Governo dos Açores, accionista da SATA, a afirmação da companhia neste contexto, "contribuindo, por sua vez, para um acréscimo no fluxo de passageiros" para aquele arquipélago. O SNPVAC garante que "o custo de operação para estas rotas [pela SATA é] bastante inferior ao da TAP".


No mesmo documento, dizem ter sido "informados que os postos de trabalho dos tripulantes não estão em perigo". "Garantia da administração da TAP e do Governo, o que nos deixa mais tranquilos em relação a esta situação", esclarecem.


O SNPVAC reúne-se esta quinta-feira, 18 de Fevereiro, com o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, às 18 horas. Nesse dia, o político receberá também a comissão de trabalhadores e outros dois sindicatos da TAP.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI