Aviação Privatização da TAP: Deputados aprovam audição de Diogo Lacerda Machado

Privatização da TAP: Deputados aprovam audição de Diogo Lacerda Machado

Os deputados da Comissão de Economia vão chamar ao Parlamento Diogo Lacerda Machado para prestar esclarecimentos sobre o processo de privatização da TAP.
Privatização da TAP: Deputados aprovam audição de Diogo Lacerda Machado
Bruno simão
Lusa 16 de março de 2016 às 20:38

A audição do antigo secretário de Estado Diogo Lacerda Machado (na foto, com António Costa), que tinha sido requerida pelo PSD no âmbito dos esclarecimentos sobre o processo de privatização da TAP, foi aprovada por unanimidade, faltando agora contactar o visado e marcar a data.

 

Os social-democratas querem saber daquele que é tido como o negociador do Estado neste processo "quais foram as contrapartidas que foram dadas aos accionistas da Gateway" no âmbito do acordo de reversão da venda dos 61% da TAP ao consórcio Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neeleman, uma vez que consideram que esse processo foi feito com "opacidade e falta de transparência".

 

A bancada do PSD quer ainda perceber como está prevista a entrada de capitais chineses na TAP.

 

O Governo de António Costa chegou a acordo com o consórcio privado para o Estado ficar com 50% da empresa (em vez dos 34%) e o consórcio privado com 45% (em vez dos anteriores 61%).

 

O capital da Atlantic Gateway na transportadora aérea poderá ainda chegar aos 50%, se os trabalhadores da TAP não adquirirem a participação de até 5% que lhes foi destinada.

 

Entretanto, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) aplicou em Fevereiro à TAP e à Portugália medidas cautelares por um período de três meses que impedem a tomada de decisões de gestão extraordinárias.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI