Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Privatização da TAP: Deputados aprovam audição de Diogo Lacerda Machado

Os deputados da Comissão de Economia vão chamar ao Parlamento Diogo Lacerda Machado para prestar esclarecimentos sobre o processo de privatização da TAP.

Bruno simão
Lusa 16 de Março de 2016 às 20:38
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

A audição do antigo secretário de Estado Diogo Lacerda Machado (na foto, com António Costa), que tinha sido requerida pelo PSD no âmbito dos esclarecimentos sobre o processo de privatização da TAP, foi aprovada por unanimidade, faltando agora contactar o visado e marcar a data.

 

Os social-democratas querem saber daquele que é tido como o negociador do Estado neste processo "quais foram as contrapartidas que foram dadas aos accionistas da Gateway" no âmbito do acordo de reversão da venda dos 61% da TAP ao consórcio Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neeleman, uma vez que consideram que esse processo foi feito com "opacidade e falta de transparência".

 

A bancada do PSD quer ainda perceber como está prevista a entrada de capitais chineses na TAP.

 

O Governo de António Costa chegou a acordo com o consórcio privado para o Estado ficar com 50% da empresa (em vez dos 34%) e o consórcio privado com 45% (em vez dos anteriores 61%).

 

O capital da Atlantic Gateway na transportadora aérea poderá ainda chegar aos 50%, se os trabalhadores da TAP não adquirirem a participação de até 5% que lhes foi destinada.

 

Entretanto, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) aplicou em Fevereiro à TAP e à Portugália medidas cautelares por um período de três meses que impedem a tomada de decisões de gestão extraordinárias.

Ver comentários
Saber mais secretário de Estado Diogo Lacerda Machado PSD TAP consórcio Gateway Humberto Pedrosa Governo de António Costa Governo de António Costa Atlantic Gateway Autoridade Nacional da Aviação Civil ANAC transportes aviação política
Outras Notícias