Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PS quer conhecer estudos sob opção Portela+1

Os socialistas querem conhecer os estudos que justificam a opção pela base aérea do Montijo e os que analisaram as restantes localizações possíveis.

Negócios 28 de Julho de 2014 às 13:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

A possibilidade de a ANA – Aeroportos de Portugal avançar para um modelo "Portela +1", recaindo a opção na base aérea do Montijo, motivou um requerimento do Partido Socialista reclamando ao Ministério da Economia acesso aos estudos que justificam esta opção.

 

Assinado pelo deputado Rui Paulo Figueiredo, o pedido destina-se a requerer os estudos comparativos que justificam a opção da base aérea do Montijo como aeroporto de apoio à Portela, assim como os estudos efectuados para todas as localizações, nomeadamente Alverca, Montijo, Sintra, Monte Real e Beja.

 

"De acordo com algumas notícias vindas a público recentemente, a ANA – Aeroportos de Portugal e o seu accionista Vinci, pretendem avançar com a utilização de um aeroporto que seguirá um modelo "Portela +1". No caso, na base aérea do Montijo. Uma eventual escolha face a outras opções, supostamente, já estudadas e comparativamente avaliadas", refere o PS no requerimento entregue.

 

Para os socialistas, as audições na Comissão de Economia e Obras Públicas sobre a privatização da ANA "deixaram claro que o contrato de concessão, assinado entre o Estado português e o grupo francês Vinci, é omisso quanto à responsabilidade de quem vai pagar o quê pela construção de um novo aeroporto e deixou o Estado numa posição negocial frágil uma vez que ou aceita os termos de uma proposta da ANA ou entra em incumprimento com o contrato tendo, neste caso, que proceder ao pagamento de uma indemnização à concessionária conforme estabelecido na cláusula 51.5 do referido Contrato ou de resgatar a concessão".

 

Audições, diz o PS, "em que o Governo não abordou esta suposta opção agora noticiada pela imprensa".

Ver comentários
Saber mais ANA Montijo aviação PS
Outras Notícias