Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

TAP muda nome à Portugália e renova-lhe frota

A marca Portugália vai deixar de existir, mudando de nome para TAP Express. A TAP vai, também, renovar a frota que compõe actualmente a transportadora.

A carregar o vídeo ...
Wilson Ledo wilsonledo@negocios.pt 14 de Janeiro de 2016 às 12:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A TAP vai renovar a frota da Portugália com a entrada de 17 novos aviões. O processo deverá estar concluído até Julho deste ano, informou o presidente da companhia, Fernando Pinto, em conferência de imprensa esta quinta-feira, 14 de Janeiro.

 

A Portugália irá também mudar de nome para TAP Express, de modo a consolidar a imagem do grupo a nível internacional, já que 75% das vendas do grupo são feitas além-fronteiras.

 

"Estas 17 aeronaves virão em sistema de 'leasing' e avaliamos esses aviões em 400 milhões de euros", explicou o presidente da TAP.

 

A actual frota da Portugália, considerada a mais envelhecida da Europa, é composta por seis Fokker 100, oito Embraer 145Private e dois Beechcraft, num total de 16 aeronaves. Com a renovação, esse número aumentará para 17, com ganhos de eficiência na ordem dos 40%.

 

Serão oito ART72, com capacidade para 70 passageiros cada, e nove Embraer 190, com capacidade para 110 passageiros. Os últimos virão da brasileira Azul, empresa controlada pelo novo accionista, David Neeleman.

 

Fernando Pinto aponta que esta renovação de frota, aliada à criação de uma ponte aérea entre Lisboa e Porto, permitirá ganhos de rentabilidade de 60 milhões de euros para o grupo que lidera.

 

Questionado sobre a possibilidade deste plano cair com a eventual reversão do processo de privatização da TAP, uma vez que o actual Governo quer recuperar do capital na empresa, o presidente da companhia desdramatiza. "Não tenho nenhuma preocupação quanto a isso. É um plano que faz todo o sentido. Não podíamos continuar a operar com aviões com 25 anos", apontou.

Mesmo antes do processo de privatização que atribuiu 61% da TAP a David Neeleman e Humberto Pedrosa, Fernando Pinto já tinha revelado a sua intenção de renovar a frota da Portugália. Em 2013 revelou essa intenção de mudar uma frota com seis Fokker 100, oito Embraer 145Private e dois Beechcraft 1900D. 

 

A Portugália foi comprada pela TAP em 2006 ao Grupo Espírito Santo


(Notícia actualizada às 15:00 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Portugália TAP
Mais lidas
Outras Notícias