Aviação TAP reafirma que rotas canceladas no Porto geram prejuízo de 8 milhões de euros

TAP reafirma que rotas canceladas no Porto geram prejuízo de 8 milhões de euros

A companhia aérea de bandeira vai inaugurar no próximo dia 27 de Março a ponte aérea entre Porto e Lisboa, com uma nova frota, no mesmo dia em que acabam as quatro polémicas rotas europeias do aeroporto Sá Carneiro.
TAP reafirma que rotas canceladas no Porto geram prejuízo de 8 milhões de euros
Alexandra Noronha 15 de fevereiro de 2016 às 18:28

As rotas que a TAP irá encerrar em Março a partir do aeroporto Sá Carneiro, para Bruxelas, Barcelona, Milão e Roma geram um prejuízo de mais de oito milhões de euros, adiantou a companhia aérea em comunicado, sem mais detalhes sobre este valor. Este montante tem sido alvo de discórdia entre a companhia aérea e a Câmara do Porto, que têm travado uma verdadeira "guerra" por causa deste assunto.


"Foram canceladas rotas com partida do Porto para quatro cidades europeias. Não obstante as boas taxas de ocupação, os custos da operação dessas rotas não permitem actualmente a rentabilidade da sua operação. Com efeito estas quatro rotas, significam para a TAP um prejuízo de 8,020 milhões de euros", referiu a empresa em comunicado.


A companhia aérea vai abrir, no dia 27 de Março, a nova ponte aérea entre Porto e Lisboa, sendo que este serviço terá "18 frequências diárias. Entre o Porto e Lisboa haverá voos entre as 05.30 e as 21.30 e em sentido inverso entre as 06.00 e as 22.25, garantindo-se, desta forma, uma conectividade total entre toda a rede da TAP, deixando em definitivo de haver esperas prolongadas entre voos", segundo o mesmo comunicado.


A TAP irá usar um frota de quatro ATR72 com capacidade para 70 lugares. "A operação regional da TAP passa, assim, a ter um total de 17 aeronaves, oito ATR72 - quatro novos e os restantes com menos de um ano - operados pela White, e nove Embraer190, operados pela PGA. Ambas as frotas terão as cores da TAP Express, nova imagem criada para melhor identificar esses serviços com a TAP", referiu a empresa.


"No conjunto da operação da TAP no aeroporto do Porto durante o próximo período IATA (final de Março a final de Outubro) a companhia terá um total de 13.563 voos contra 13.321 do ano anterior", salientou a transportadora aérea.


A partir de um de Julho, a TAP começa ainda a voar entre Lisboa e Vigo, outra rota que deu que falar, e que garante não ter qualquer impacto" na operação do aeroporto Sá Carneiro. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI