Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Tripulantes da TAP esperam 90% de adesão ao primeiro dia de greve

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil diz que a companhia não quis dialogar para evitar dois dias de greve. Para já estão agendados quatro dias de greve, o primeiro dos quais realiza-se a 30 de Outubro.

7º Tap Portugal
Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 28 de Outubro de 2014 às 17:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • 8
  • ...

"Como a administração da TAP não se demonstrou disponível até ao momento para dialogar, os tripulantes de cabine confirmam a greve. Dia 30 de Outubro é o primeiro dia de uma greve de quatro e prevê-se uma adesão de mais de 90%.", afirma Rui Luís, presidente do SNPVAC - Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, citado em comunicado.

 

No mesmo documento, Rui Luís acusa a TAP de não cumprir o Acordo de Empresa (AE) desde 2006 "e nos manda para os tribunais, para que a situação se arraste.".

 

O sindicato fez chegar à companhia um conjunto de reclamações, entre as quais "o direito ao fim-de-semana de folga de sete em sete semanas para os tripulantes de cabine, único modo seguro e previsível para que possam usufruir de tempo com a família".

 

Os tripulantes de cabine voltam efectivamente a parar esta quinta-feira, dia 30, e no sábado, 1 de Novembro, e novamente a 30 de Novembro e 2 de Dezembro, o que não acontecia há 14 anos, recorda o sindicato.

 

O tribunal arbitral, realizado no âmbito do Conselho Económico e Social, definiu como obrigatório no primeiro dia de greve a realização dos voos de ida e volta de Lisboa para o Funchal e a ilha Terceira.

 

No Sábado, os tripulantes asseguram duas ligações entre Lisboa e o Funchal e ainda a frequência da Terceira para Lisboa. A nível internacional, em ambos os dias, realizam-se dois voos entre Lisboa e Maputo, dois voos entre Lisboa e São Paulo e quatro de e para Caracas.

Ver comentários
Saber mais greve tripulantes passageiros TAP Rui Luís Sindicato Nacional do Pessoal de Voo Acordo de Empresa Lisboa Funchal Maputo São Paulo
Mais lidas
Outras Notícias