Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Alta velocidade vai ligar Lisboa ao Porto em 1h15

O Governo quer construir uma linha de alta velocidade entre as duas cidades. Projeto faz parte do Programa Nacional de Investimentos 2030 e é apresentado esta quinta-feira.

O mês de março vai ser concorrido em termos de concursos públicos para a ferrovia.
Charles Platiau/Reuters
Negócios 22 de Outubro de 2020 às 08:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • 18
  • ...
O Primeiro-ministro e os ministros das Infraestruturas, Ambiente e Agricultura apresentam hoje o Programa Nacional de Investimentos 2030 que contempla uma nova linha para comboios de alta velocidade entre Lisboa e o Porto. O jornal Público (acesso pago) avança que o Executivo quer que a ligação entre as duas cidades se faça em cerca de uma hora e 15 minutos.  

A construção da infra-estrutura, em bitola ibérica, será faseada. Inicialmente, será dada prioridade ao troço entre Gaia e Soure, que constitui cerca de metade do trajeto entre Lisboa e o Porto, e os comboios poderão circular entre os 220 e os 250 km/h. A construção avançará em seguida até Leiria e só depois até Lisboa, numa altura em que se prevê que a linha já esteja preparada para aguentar velocidades de 300 km/h.

O jornal Público adianta que o projeto vai obrigar também à construção de mais duas pontes sobre os rios Douro e Tejo. O investimento total previsto é de 4.500 milhões de euros.
Ver comentários
Saber mais Comboios Lisboa Porto Alta Velocidade
Outras Notícias