Transportes Avanza ganha Carris e Metro de Lisboa

Avanza ganha Carris e Metro de Lisboa

O grupo espanhol ficou classificado em primeiro lugar no relatório preliminar do júri do concurso para a subconcessão das duas empresas de transporte público de Lisboa, representando a sua proposta uma poupança de 25 milhões de euros por ano para o Estado.
Avanza ganha Carris e Metro de Lisboa
Bruno Simão/Negócios
Maria João Babo 19 de junho de 2015 às 13:06

A proposta do grupo espanhol Avanza foi classificada em primeiro lugar no concurso para a subconcessão da Carris e do Metro de Lisboa, de acordo com a classificação das propostas do relatório preliminar do júri.

A proposta do grupo espanhol representa uma poupança de pelo menos 25 milhões de euros para o Estado, o que significa uma redução dos actuais encargos em mais de 215 milhões de euros durante a vida destes contratos de concessão.

A Avanza, controlada pelo grupo mexicano ADO, foi uma das cinco concorrentes que apresentaram proposta neste concurso. Foi também uma das três empresas, a par da RATP-Régie Autonome des Transports Parisiens e da National Express, que apresentou proposta para a Carris e para o Metro de Lisboa.

Já o consórcio da Barraqueiro e da TCC tinha apenas entregue proposta para a Carris e a Transdev para o Metro.

O Governo, que pretende assinar o contrato de subconcessão com o vencedor deste concurso até meados de Julho, assumiu a meta de atingir uma poupança de 170 milhões de euros com a entrega da operação das duas empresas a privados. O preço era o único critério deste concurso.

Depois de apresentar o relatório preliminar, no qual propôs a ordenação das propostas, segue-se o período de audiência prévia, no final do qual será feito o relatório final. Esse documento será então remetido aos conselhos de administração, que aprovarão a adjudicação. 


(Notícia actualizada às 13h14)




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI