Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bombardier pondera fusão de atividade ferroviária com Alstom

Depois de rejeitada pelas autoridades europeias, no ano passado, uma junção das atividades ferroviárias da Alstom e da Siemens, agora é a canadiana Bombardier que analisa essa possibilidade.

Reuters
Carla Pedro cpedro@negocios.pt 21 de Janeiro de 2020 às 18:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A fabricante canadiana de comboios e aviões Bombardier está a analisar a possibilidade de fusão da sua unidade ferroviária com a da rival francesa Alstom, comentaram à Bloomberg fontes próximas do processo.

As duas empresas têm mantido, nos últimos meses, conversações preliminares com vista a um potencial acordo ferroviário, de acordo com a mesma fonte.

 

Esta pretensão, se for em frente, será alvo de escrutínio anti-trust – sobretudo para análise de questões de posição dominante – e nada garante que termine com luz verde, referiu aquela fonte à agência noticiosa.

 

Esta junção de atividades no domínio ferroviário é uma de várias opções que a Bombardier canadiana tem em cima da mesa de modo a tentar estabilizar a sua carteira de negócios, que também inclui jatos de empresas.

 

Na semana passada, a companhia canadiana desiludiu o mercado ao fazer um "profit warning" relativamente às suas vendas do quarto trimestre.

 

Nessa mesma altura, a Bombardier disse que poderá largar a joint-venture com a Airbus no fabrico do A220 e incorporar a perda desse ativo nas suas contas. Esta notícia levou a empresa 39%.

 

Recorde-se que em fevereiro de 2019 as autoridades europeias rejeitaram a fusão das atividades ferroviárias da Alstom e da alemã Siemens. No âmbito deste acordo, a Siemens iria transferir o fabrico das suas carruagens de comboios e metro de superfície e equipamento de sinalização para a Alstom, em troca de uma participação de 50% na nova empresa resultante da fusão.

(notícia atualizada às 19:08)

Ver comentários
Saber mais Bombardier Alstom Siemens transportes transporte ferroviário
Mais lidas
Outras Notícias