Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Concurso para a subconcessão da Carris e Metro lançado até 15 de Março

A selecção do vencedor e a assinatura do contrato serão feitas até 31 de Julho. O Governo prevê uma poupança de 170 milhões de euros com a exploração das empresas de transporte de Lisboa.

Bruno Simão/Negócios
Maria João Babo mbabo@negocios.pt 26 de Fevereiro de 2015 às 13:54
  • Partilhar artigo
  • 8
  • ...

O concurso público internacional para a subconcessão da gestão da Carris e do Metro de Lisboa será lançado até ao dia 15 de Março, anunciou o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, no final do Conselho de Ministros em que foi aprovada a resolução que autoriza o lançamento do processo.

 

De acordo com o governante, o objectivo é que a selecção do candidato vencedor e a assinatura do contrato ocorram até 31 de Julho.

 

Sérgio Monteiro revelou ainda, que face ao custo actual das duas empresas de transporte público de Lisboa, a subconcessão da Carris e do Metro permitirá uma poupança de pelo menos 170 milhões de euros ao longo da vida dos contratos, tendo em conta os valores definidos para a remuneração fixa e percentagem máxima da tarifa.

 

Como aconteceu no concurso para a subconcessão das empresas de transporte do Porto, também o caderno de encargos para o concurso de Lisboa consagrará a renovação da frota como uma obrigação. "A partir do momento em que a frota atinja uma determinada idade será obrigatório substituir por novos autocarros", explicou Sérgio Monteiro.

 

A subconcessão da Carris e do Metro de Lisboa será feita por um prazo até 10 anos.

 

Relativamente ao interesse manifestado pela Câmara de Lisboa na exploração destas empresas, o secretário de Estado afirmou que a autarquia "poderá participar no concurso mas o caminho de descentralização de competência é irreversível".

Ver comentários
Saber mais Sérgio Monteiro Conselho de Ministros Câmara de Lisboa transportes Metro de Lisboa Carris
Outras Notícias