Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Estado injecta 518 milhões na CP para reembolsar empréstimo

O aumento de capital de mais de 500 milhões na CP destina-se exclusivamente ao pagamento de um empréstimo obrigacionista que se vence este mês de outubro.

Miguel Baltazar
Maria João Babo mbabo@negocios.pt 15 de Outubro de 2019 às 13:08
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Os 518 milhões de euros que o Estado vai injetar na CP – Comboios de Portugal destinam-se exclusivamente a permitir à empresa amortizar um empréstimo obrigacionista que se vence este mês de outubro, disse fonte oficial da empresa pública.

Esta segunda-feira, a CP informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários que o Estado "determinou a entrada de capital em numerário no valor global de 518.616.538 euros para cobertura de resultados transitados negativos".

No entanto, esta entrada de capital em numerário tem como destino exclusivo, segundo o despacho do Governo, a aplicação daquele montante no reembolso do empréstimo obrigacionista que se vence dentro de dias.


Este é já o quarto aumento de capital que a CP vai realizar este ano. No final de 2018, a dívida da empresa ascendia a 2,6 mil milhões de euros.


A CP, que em 2018 reduziu os prejuízos em 5,6% para 105,6 milhões de euros, tem um plano de aquisição de 22 comboios regionais, no valor de 168,21 milhões de euros. Em junho último, o Conselho de Ministros aprovou um investimento de 45 milhões para a CP, dos quais nove serão para executar este ano, para recuperar 70 comboios até 2022.

Ver comentários
Saber mais CP Estado
Mais lidas
Outras Notícias