Transportes Eurosondagem: Maioria dos lisboetas e portuenses quer Uber a operar em Portugal

Eurosondagem: Maioria dos lisboetas e portuenses quer Uber a operar em Portugal

Num inquérito realizado pela Eurosondagem entre os dias 25 e 27 de Abril, 72,3% dos lisboetas e portuenses defendem a Uber em Portugal e apenas 9% se opõem.
Eurosondagem: Maioria dos lisboetas e portuenses quer Uber a operar em Portugal
Kai Pfaffenbach/Reuters
Negócios 29 de abril de 2016 às 00:40

Um total de 72,3% dos inquiridos pela Eurosondagem acha que deve ser permitido que o serviço como o que a Uber oferece possa existir também em Portugal. Já 9,8% opõem-se e 17,9% dizem não saber ou não respondem.

 

Neste estudo da Eurosondagem para a Uber - que visou avaliar a percepção dos consumidores relativamente ao papel da tecnologia na mobilidade urbana - 26,2% dos inquiridos disseram já ter experimentado os serviços desta plataforma electrónica de reserva de transporte, sendo que 94,1% classificam a sua experiência com as viagens pedidas através da Uber como "muito boa" ou "boa". Um total de 3% considera que foi "má" e 1,1% diz ter sido "muito má".

Os dados foram recolhidos nos dias 25, 26 e 27 de Abril de 2016 através de entrevistas telefónicas, com uma amostra de 1.025  inquiridos nos concelhos de Lisboa e do Porto.


Relativamente ao papel da tecnologia, 87% dos lisboetas e portuenses acreditam que a tecnologia e a inovação podem melhorar com o uso de tecnologia e inovação. Apenas 1% dos inquiridos discorda que a tecnologia e a inovação podem melhorar a mobilidade em Portugal.

"O inquérito da Eurosondagem reforça a abertura dos portugueses à inovação e à tecnologia também na mobilidade urbana", conclui a empresa de estudos de opinião.

 

Recorde-se que esta sexta-feira, 29 de Abril, a partir das 8 da manhã, algumas das principais ruas de Lisboa vão estar condicionadas ao trânsito devido à passagem previsível de quatro mil táxis em marcha lenta.

O protesto convocado pela Federação Portuguesa do Táxi contesta a Uber e deverá arrancar às 9:00, uma hora depois da concentração, no Parque das Nações e em direcção à Assembleia da República, onde os taxistas prevêem chegar depois das 13:00. 

 

Além de Lisboa, os motoristas de táxi vão concentrar-se no Porto, junto ao Castelo do Queijo, seguindo depois para a Câmara Municipal. Também em Faro está prevista, de acordo com a Lusa, uma concentração. Os taxistas vão juntar-se no Estádio do Algarve, passar pelo aeroporto e parar junto à Câmara Municipal.

Eurosondagem
FICHA TÉCNICA
Estudo de opinião efectuado pela Eurosondagem, S.A., para a FRXT Consulting, nos dias 25, 26 e 27 de Abril de 2015. Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores seleccionados e supervisionados.

O universo é a população com 18 anos ou mais, residentes nos concelhos de Lisboa e Porto, com telefones da rede fixa ou telemóveis. Foram efectuadas 1.221 tentativas de entrevistas e, destas, 196 (16,1%) não aceitaram colaborar no estudo de opinião. Foram validadas 1.025 entrevistas

A amostra foi estratificada pelo concelho de Lisboa (54,3%) e concelho do Porto (45,7%), e aleatória em termos de sexo, (feminino – 52,0%; masculino – 48,0%), e faixa etária, (dos 18 aos 30 anos – 20,5%; dos 31 aos 59 – 49,3%; com 60 anos ou mais – 30,2%). 

O erro máximo da amostra é de 3,06%, para um grau de probabilidade de 95,0%.



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI