Transportes Ferrovia no porto de Aveiro retirou mais de 10 mil camiões da estrada em 2018

Ferrovia no porto de Aveiro retirou mais de 10 mil camiões da estrada em 2018

O movimento ferroviário no porto de Aveiro cresceu 34% em 2018 em relação ao ano anterior, atingindo mais de 256 mil toneladas e permitindo retirar das estradas cerca de dez mil camiões.
Ferrovia no porto de Aveiro retirou mais de 10 mil camiões da estrada em 2018
João Cortesão
Negócios com Lusa 20 de abril de 2019 às 17:45

No porto de Aveiro, o movimento ferroviário em 2018 aumentou 33,56% em relação ao ano anterior, atingindo mais de 256 mil toneladas e permitindo retirar das estradas cerca de dez mil camiões, anunciou aquela infraestrutura portuária.

 

Em comunicado enviado à agência Lusa, o porto de Aveiro adianta que o total de comboios que percorreram aquele acesso ferroviário foi de 612 em 2018 "cerca de 12 por semana" e que os fluxos de mercadorias "incluíram a receção de cimento, pasta de papel e produtos metalúrgicos, destinados à exportação, e o envio de granéis sólidos alimentares para Espanha".

 

"Para além do incremento da competitividade, o impacto ambiental no transporte de mercadorias de e para o porto de Aveiro foi altamente reduzido, uma vez que em função da utilização da ferrovia foi possível retirar das estradas cerca 10.250 camiões", acrescenta a nota.

 

O comunicado afirma ainda que a "permuta modal " (utilização da ferrovia em detrimento do transporte rodoviário) aliada ao recente investimento na eletrificação do acesso ferroviário, "permitiu ao porto de Aveiro reduzir em 95% as emissões de CO2 [dióxido de carbono] neste tráfego de mercadorias".

 




Marketing Automation certified by E-GOI