Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Google estará a desenvolver serviço concorrente à Uber

A relação entre as duas tecnológicas poderá estar em causa caso a nova aplicação da Google seja uma realidade, escreve a imprensa internacional.

Bloomberg
Wilson Ledo wilsonledo@negocios.pt 03 de Fevereiro de 2015 às 13:48
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Para já, não passam de suspeitas. A Google estará a desenvolver uma aplicação que permitirá oferecer um serviço de transporte semelhante ao da Uber.

 

A história é contada pela Bloomberg. A agência noticiosa cita fontes da Uber que tiveram acesso a imagens daquilo que poderá ser a nova aplicação da Google. A mesma deverá trabalhar com os veículos de condução autónoma desenvolvida pela companhia de Larry Page, cuja optimização está planeada num intervalo de cinco anos.

 

A concretizar-se o cenário, as duas tecnológicas podem transformar-se em grandes rivais neste segmento, até porque a Uber anunciou esta segunda-feira, 2 de Fevereiro, que está a trabalhar – em parceria com a Carnegie Mellon University – num modelo automóvel de condução autónoma. O objectivo é reduzir custos para os utilizadores da "experiência Uber", explicou o CEO Travis Kalanic.

 

Outro dos elementos interessantes para acompanhar diz respeito ao investimento de 258 milhões de dólares (cerca de 226 milhões de euros) que a Google Ventures (ramo de capital de risco da tecnológica) aplicou na Uber em Agosto de 2013.

 

Também a actual utilização do Google Maps pela Uber poderá estar em risco caso as suspeitas se confirmem, escreve a imprensa especializada.

 

A Uber tem enfrentado contestação um pouco por todo o mundo devido às suas práticas. Portugal não é excepção: os taxistas contestam o modo de funcionamento da aplicação em Portugal. Já o IMT considera que o serviço não está a funcionar à margem da legislação em vigor. É precisamente o vazio legal para o enquadramento do serviço que tem permitido a sua actividade no país.

 

A Google não quis prestar declarações sobre o assunto, remetendo os jornais para um "tweet" onde reforça a boa relação com a Uber.

 

 
WSJ: Fontes ligadas à Google falam em notícias "desproporcionais"
Já esta quarta-feira, 4 de Feveiro, o The Wall Street Journal avança com desenvolvimentos no assunto. De acordo com a publicação, citando fontes ligadas ao processo, as notícias de que a Google estará a desenvolver um serviço concorrente à Uber são "desproporcionais". A aplicação desenvolvida pela Google será exclusivamente para uso interno e não está ligada à sua pesquisa de carros com condução autonóma, esclarece a publicação.
Ver comentários
Saber mais Google Larry Page Carnegie Mellon University Travis Kalanic Google Ventures Google Maps Portugal economia negócios e finanças tecnologias de informação Informação sobre empresas ciência e tecnologia uber
Mais lidas
Outras Notícias