Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo acredita que "muitas entidades" vão levantar caderno de encargos em Lisboa

Sérgio Monteiro admite que as regras para a subconcessão da Carris e do Metro de Lisboa serão exigentes e que só as entidades que se sentirem capazes de gerir nas condições do Estado é que apresentarão proposta.

Miguel Baltazar/Negócios
Maria João Babo mbabo@negocios.pt 26 de Fevereiro de 2015 às 17:59
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, afirmou esta quinta-feira que o Governo saberá "criar condições para que em Lisboa haja muitas entidades a levantar o caderno de encargos" no âmbito do concurso para a subconcessão da Carris e do Metro, ainda que, acrescentou, "só aquelas  que se sentirem capazes de  gerirem nas condições que o Estado quer é que apresentarão proposta".

 

"Sabemos que temos um caderno de encargos exigente", afirmou Sérgio Monteiro, à margem da apresentação do projecto de reordenamento da plataforma multimodal do Porto de Lisboa, acrescentando que "não podemos pôr em causa a reforma no sector, que permitiu poupanças que ascendem já a 300 milhões de euros por ano".

  

O governante considerou que o processo lançado no Porto "está concluído com a decisão de adjudicação no caso da Metro do Porto e com a selecção de um candidato no caso da STCP", explicando que a "a adjudicação aguarda apenas o cumprimento de um formalismo", o que está "praticamente terminada".

 

Por essa razão, afirmou ainda, "achamos que era o momento próprio de continuar o plano de transformação estrutural  do sector dos transportes com a abertura à exploração por terceiros da Carris e Metro de Lisboa".   

 

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a resolução que autoriza o arranque do concurso. De acordo com Sérgio Monteiro, 15 de Março é a data limite para o lançamento do concurso e 31 de Julho o prazo definido para a selecção do candidato vencedor e assinatura do contrato.

Ver comentários
Saber mais Carris Metro de Lisboa Sérgio Monteiro
Outras Notícias