Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo admite lançar vários concursos para concessões no Porto (act)

Em causa estão a STCP e a Metro do Porto. Secretário de Estado quer dar hipótese a vários concorrentes.

Miguel Baltazar/Negócios
Alexandra Noronha anoronha@negocios.pt 07 de Abril de 2014 às 18:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • 14
  • ...

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse esta segunda-feira no Porto que o Governo poderá abrir vários concursos para a concessão da STCP e Metro do Porto, com o objectivo de atrair mais interessados. Isto porque abrir um concurso só pode afastar empresas com interesse só em parte da concessão."O que em princípio podemos antever como decisão é deixar grau de liberdade para que uns operadores possam apresentar uma proposta num único serviço e outros optem por entregar em separado ou em conjunto. Até porque alguns de menor dimensão estão interessados apenas na STCP", explicou Sérgio Monteiro. 

 

O governante reuniu-se esta tarde com o Conselho Metropolitano do Porto para discutir os transportes na cidade. No final, o secretário de Estado adiantou que os autarcas presentes na reunião não se opõem ao " principio de que sejam privados a prestar hoje o serviço que é prestado por entidades públicas".

 

Sérgio Monteiro salientou que o objectivo é passar mais competências para os privados, nomeadamente no que diz respeito à gestão da rede. "Não sou eu de Lisboa que sei qual o melhor percurso que uma linha da STCP deve ter", explicou afirmando que quer um regulador forte com a presença das Câmaras e alterações no RTA (Regulamento dos Transportes Automóveis). Esta última legislação deverá estar em breve em consulta pública. 

 

(Notícia actualizada às 19.21)

 

Ver comentários
Saber mais Governo transportes concessões Porto
Outras Notícias