Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mais de 20 voos cancelados e 100 atrasados devido a greve da NAV

Pelo menos 21 voos de e para aeroportos portugueses foram cancelados e mais de 100 sofreram atrasos devido à greve de hoje dos trabalhadores do sector da aviação e aeroportos, indica o site da Ana - Aeroportos de Portugal.

Lusa 17 de Maio de 2012 às 08:15
  • Assine já 1€/1 mês
  • 8
  • ...
A greve afectou sobretudo os voos do aeroporto da Portela, em Lisboa, sendo que, até às 07h50, tinham sido cancelados 10 voos de partida, sete dos quais da TAP, e 11 de chegada, sendo que quatro eram TAP e cinco da Easyjet.

Mesmo nos voos mantidos, os atrasos foram uma constante, sendo que àquela hora registavam-se problemas em 40 voos de partida (24 de Lisboa, 10 do Porto e 6 de Faro) e em 66 voos de chegada (50 a Lisboa, 10 ao Porto e 6 ao Algarve).

A paralisação abrange todos os estabelecimentos da NAV Portugal, o grupo ANA, a ANAM - Aeroporto da Madeira, a Portway, o grupo TAP, as lojas francas, a UCS - Cuidados Integrados de Saúde, a PGA, a Megassis (empresa de engenharia informática do grupo TAP), a SATA Açores, a SATA Internacional e a SATA Gestão de Aeródromos.

Os trabalhadores da empresa de assistência em terra ('handling') Groundforce não foram abrangidos pelo pré-aviso de greve, porque os sindicatos e a empresa assinaram um acordo sobre o Acordo de Empresa, que está a ser cumprido.

Os trabalhadores da NAV - empresa responsável pela gestão do espaço aéreo português - estão parados hoje, entre as 07h00 e as 09h00 e as 14h00 e as 16h00 de hoje.

O SITAVA avançou para a greve "contra o não cumprimento dos Acordos de Empresa e o esbulho dos rendimentos, designadamente os subsídio de férias e de Natal, o trabalho suplementar, as anuidades/ diuturnidades".

O sindicato contesta as privatizações da TAP e da ANA, afirmando que, caso sejam concretizadas, terão como consequência "a perda directa de receitas para os cofres do Estado e o risco de extinção de centenas ou mesmo milhares de postos de trabalho".

Os pilotos da SATA Air Açores desconvocaram quarta-feira o segundo período de greve, entre 17 e 20 de Maio, e os da SATA Internacional desconvocaram o terceiro e último período de protesto, de 18 a 20 de Maio.

Ver comentários
Saber mais NAV ANA greve TAP
Mais lidas
Outras Notícias