Transportes Metro do Porto vai pagar 35,1 milhões por ano à ViaPorto

Metro do Porto vai pagar 35,1 milhões por ano à ViaPorto

O aditamento ao contrato de concessão assinado esta quinta-feira com a ViaPorto prevê o mais baixo valor anual de sempre com a operação e manutenção do metro do Porto.
Metro do Porto vai pagar 35,1 milhões por ano à ViaPorto
Paulo Duarte
Maria João Babo 31 de março de 2016 às 16:52

O aditamento ao contrato assinado esta quinta-feira 31 de Março entre a Metro do Porto e a ViaPorto, que prevê que a concessionária controlada pelo grupo Barraqueiro continue a prestar o serviço até ao final de Março de 2018, vai custar 35,1 milhões de euros, sabe o Negócios.

Desta forma, o valor acordado naquele que é o quinto aditamento ao contrato de subconcessão com a ViaPorto será o mais baixo de sempre para a exploração e manutenção do sistema do Metro do Porto, sendo cerca de 100 mil euros abaixo do contrato que foi agora anulado com a Transdev, que era de 35,2 milhões de euros por ano.

Pelos dois anos de contrato, serão assim pagos à ViaPorto 70,2 milhões de euros, sendo que além da operação, o valor inclui os custos com a manutenção do material circulante.

No primeiro contrato de subconcessão da Metro do Porto com a Transdev, que foi responsável pela operação de 2002 a 2010, o valor anual deste serviço era da ordem dos 50 milhões de euros. Em seguida, com a ViaPorto, o contrato que terminou no final de 2014 previa um custo de 40 milhões de euros por anos. 

A Metro do Porto assinou esta quinta-feira com a ViaPorto o aditamento ao contrato de concessão prorrogando-o já a partir desta sexta-feira, 1 de Abril, até ao final de Março de 2018. A documentação será desde já remetida ao Tribunal de Contas para a obtenção de visto prévio.

A Metro do Porto enviou também já para publicação no Jornal Oficial das Comunidades Europeias o anúncio de que dentro de um ano tem intenção de avançar com o concurso em regime de PPP para a subconcessão da operação e manutenção do sistema de transporte.


A administração da Metro do Porto aprovou a 21 de Março o aditamento ao contrato com o consórcio ViaPorto até Março de 2018, altura em que estará escolhido o vencedor do novo concurso de subconcessão. Depois de ser lançado o concurso dentro de um ano serão ainda necessários alguns meses para a escolha do futuro subconcessionário.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI