Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Norte vai correr o mundo à boleia do TOPAS

Um autocarro de aeroporto transformado numa loja interactiva de turismo vai levar a região Norte de Portugal a todo o mundo. Foi construído pelo grupo Salvador Caetano. Chama-se TOPAS.

Rui Neves ruineves@negocios.pt 28 de Janeiro de 2016 às 16:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O TOPAS (Tourism Office Public Auto Service) é o novo "embaixador" itinerante do Norte de Portugal, que vai andar sobre rodas pelo país e o mundo a mostrar o melhor da região.

 

Trata-se de um autocarro de aeroporto que foi transformado em loja interactiva de turismo, disponibilizando as mesmas funcionalidades tecnológicas que existem nas quase sete dezenas de lojas físicas que existem espalhadas pela zona Norte, e cuja apresentação está marcada para a tarde desta quinta-feira, 28 de Janeiro, em Vila Nova de Gaia.

 

Um projecto inovador, que demorou dois anos a ser concebido, da responsabilidade da Entidade Regional do Porto e Norte (TPNP), desenvolvido em parceria com a CaetanoBus, empresa do grupo Salvador Caetano dedicada ao desenvolvimento e produção de autocarros e que é líder mundial na segmento de autocarros de aeroporto (mais de 70% do mercado), com uma frota de cerca de 3.500 veículos em operação nos aeroportos de mais de uma centena de países.  

 

O TOPAS surge no seguimento da criação da rede de 68 lojas interactivas de turismo na região Norte, que "permitiu atribuir modernidade e inovação na comunicação com o visitante que vem ao território e que já se encontra no destino, facilitando a comunicação dos serviços e actividades e lugares de interesse", realça Melchior Moreira, presidente da TPNP, em comunicado.  

 

O TOPAS é um autocarro de aeroporto que dará informações turísticas.
O TOPAS é um autocarro de aeroporto que dará informações turísticas.

As lojas funcionam com informação disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano e apresentam um conjunto de equipamentos de última geração: mesas interactivas "multi-touch", ecrãs de projecção temática, ambientes tridimensionais e um conjunto de ferramentas interactivas de apoio aos produtos estratégicos e eventos culturais do Norte de Portugal. Todas as informações são disponibilizadas em português, espanhol e inglês, estando previsto que, ainda este ano, seja introduzido o francês e o alemão.

 

Com o TOPAS, a TPNP pretende desenvolver "roadshows" junto dos mercados potenciais com vista "a aumentar o nível da notoriedade do destino e dos seus produtos, bem como o retorno para a região de mais turistas, mais dormidas e mais receita, através da utilização de plataformas interactivas e multimédia e outras mostras regionais".

 

Nos últimos dois anos, garante a TPNP, foram registados cerca de 4,2 milhões de interacções de mudança de menu nas várias lojas interactivas da rede, que disponibilizam informações sobre cerca de mil alojamentos, dois mil restaurantes, mais de 500 empresas de animação turística, a promoção de mais de cinco mil eventos e mapas digitais com mais de 2.500 pontos de alto valor patrimonial.

 

O mercado externo é o principal responsável pelo aumento das dormidas turísticas na região Norte, tendo no ano passado (entre Janeiro e Outubro) representado mais de metade (54,4%) das dormidas.


Norte vai correr o mundo à boleia do TOPAS
A carregar o vídeo ...
Um autocarro de aeroporto transformado numa loja interactiva de turismo vai levar a região Norte de Portugal a todo o mundo. Foi construído pelo grupo Salvador Caetano. Chama-se TOPAS.
Ver comentários
Saber mais TOPAS turismo Entidade Regional do Porto e Norte TPNP Salvador Caetano lojas interactivas de turismo
Mais lidas
Outras Notícias