Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Proposta da CIP para ligação Sines-Badajoz avaliada em 400 milhões

Para aplicar a solução é essencial que Espanha execute a ligação em bitola europeia e França.

Alexandra Noronha anoronha@negocios.pt 30 de Setembro de 2011 às 13:12
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A CIP (Confederação Empresarial de Portugal) apresentou uma proposta para a ligação ferroviária entre Sines e Badajoz, orçada em cerca de 400 milhões de euros tendo em conta projectos semelhantes em Espanha.

Segundo António Saraiva e Mira Amaral, presidente e vice-presidente da CIP, a solução deveria ter passado pelo Norte (Leixões e Aveiro), mas é necessário agora aproveitar o projecto que está iniciado.

Para isso, diz Mira Amaral, é fundamental conseguir também a garantia dos espanhóis de que irão levar a cabo a ligação a França em bitola ibérica. O responsável admite mesmo que Espanha possa vir concessionar a ligação para passageiros para Lisboa.


O objectivo da proposta da CIP é a construção de uma linha de bitola europeia de Sines ao Poceirão e ligação ao Barreiro, Autoeuropa e portos de Setúbal e Sines. Além disso, a CIP propõe a ligação de Évora à linha Poceirão Caia, em bitola europeia.

Entre as propostas conta-se a construção de um terminal provisório para a Alta Velocidade em Entrecampos e o atravessamento da ponte 25 de Abril recorrendo a intercambiadores.

Ver comentários
Saber mais TGV Espanha
Mais lidas
Outras Notícias