Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PS quer que Governo entregue estudos e avaliações à TAP

"A não existência dos estudos e das avaliações seria um escândalo", considera o deputado socialista Rui Paulo Figueiredo, que exige acesso à informação que suporta a decisão do Executivo de relançar a privatização.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 03 de Fevereiro de 2015 às 12:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

O Partido Socialista quer que o Governo entregue as avaliações financeiras, prévias e independentes, realizadas ao Grupo TAP, assim como todos os estudos que suportam a decisão do Governo de avançar com a reprivatização da companhia aérea.

 

Num requerimento entregue no Parlamento, e que tem como destinatários a ministra das Finanças e o ministro da Economia, o deputado do PS Rui Paulo Figueiredo acusa o Governo de não fundamentar as suas opções, já que "constata-se que ainda não apresentou, se é que os tem, os estudos que permitam identificar os benefícios para o País relativamente a formas alternativas de alcançar os mesmos fins".

 

Em seu entender, "importa saber se foram realizados esses estudos prévios ao lançamento da privatização, nomeadamente os que permitam identificar os benefícios para o sector público de formas alternativas de alcançar os mesmos fins, os que dizem respeito à clara enunciação dos objectivos da privatização para o sector público e a clara enunciação dos resultados que se pretendem do parceiro privado e as vantagens daí decorrentes, numa perspectiva de análise custo-benefício e de comparador público".

 

Rui Paulo Figueiredo lamenta ainda que o Governo não tenha disponibilizado até agora, "se é que as tem, as avaliações financeiras, prévias e independentes, feitas à TAP", as quais, acrescenta, são "essenciais para aferir todos os contornos deste processo".

 

"A não existência dos estudos e das avaliações seria um escândalo", sublinha o deputado do PS no requerimento, no qual considera ainda que a "não disponibilização seria muito preocupante e um sinal da falta de transparência de todo o processo de privatização".

Ver comentários
Saber mais TAP privatização PS
Mais lidas
Outras Notícias