Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sérgio Monteiro: Governo quer alargar serviço público de transportes

O secretário de Estado Sérgio Monteiro afirmou que o Governo pretende alargar o serviço público de transportes e, para o fazer, deverá canalizar parte das poupanças de 250 milhões conseguidas nas concessões de Lisboa e do Porto.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 08 de Maio de 2013 às 10:53
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

“Alargar a rede de transporte público a todo o país é um objectivo de legislatura que temos”, afirmou Sérgio Monteiro à imprensa no final do jantar-debate promovido na terça-feira pela Associação Portuguesa do Desenvolvimento das Comunicações (APDC).

 

O secretário de Estado dos Transportes, Obras Públicas e Comunicações esclareceu que pretende aumentar a acessibilidade da rede de transportes públicos para lá de Lisboa e do Porto, sendo que o serviço poderá ser prestado por privados. 

 

“Queremos que parte da poupança de 250 milhões que já conseguimos em Lisboa e no Porto seja canalizada para alargar a rede ao resto do país”, afirmou. Durante o discurso na feito na APDC afirmara não fazer sentido que só Lisboa e Porto estejam servidos de uma rede pública de transportes. 

 

Sérgio Monteiro avançou ainda que o lançamento dos concursos para a privatização das concessões da Carris e do Metro de Lisboa poderão ser adiadas para depois do primeiro semestre. Ainda assim, o objectivo continua a ser o de “ter decisões” relativas ao lançamento das concessões ainda este ano.

 

“Há vicissitudes no processo que poderão por em causa esse calendário”, explicou o secretário de Estado, lembrado que a prioridade é que os concursos corram bem. “Queremos ter a certeza que lançamos as concessões num momento em que pode haver interesse reforçado nessas concessões”, salientou, lembrando que o Governo tem o objectivo de cumprir o calendário previsto.

 

Para Sérgio Monteiro, o objectivo do lançamento das concessões é aprofundar as poupanças operacionais conseguidas no sector das transportes públicos, seja na forma de um pagamento ao Estado pelas concessões, seja substituíndo o Estado na função de investimento em capital circulante. 

Ver comentários
Saber mais Sérgio Monteiro Transportes secretário de Estado Carris Metro
Mais lidas
Outras Notícias