Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sindicatos da TAP reúnem-se hoje para discutir corte de salários

Doze sindicatos que representam os trabalhadores da TAP, entre os quais o dos pilotos e do handling, deverão reunir-se hoje em Lisboa para discutir o anunciado corte nos salários, bem como medidas de acção.

Negócios negocios@negocios.pt 11 de Outubro de 2010 às 08:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Após o anúncio das medidas de austeridade decididas pelo Governo, que fazia referência a uma redução de salários na Administração Pública, o Ministério das Finanças esclareceu na semana passada que os cortes salariais entre 3,5 e 10 por cento nos salários brutos acima dos 1550 euros se estenderiam a todo o sector público empresarial.

A TAP, detida a 100 por cento pela Parpública (empresa estatal que gere as participações do Estado), faz parte do sector empresarial do Estado, pelo que os seus trabalhadores também verão os salários reduzidos.

A reunião foi convocada na semana passada pelo Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA) e na altura destinava-se a perceber se a medida anunciada pelo Governo se estenderia ou não à transportadora aérea, tal como o Negócios já tinha noticiado.

No entanto, com o esclarecimento prestado pelas Finanças de que a companhia nacional será afectada, a reunião poderá virar-se agora para formas de luta contra a medida. O jornal Expresso escrevia na sua edição deste fim de semana que os trabalhadores poderiam estar a equacionar aderir à greve de 24 de Novembro com vista a fechar os aeroportos.

A Lusa contactou o sindicato dos pilotos e o sindicato organizador do encontro, o STHA, mas ambas as estruturas se escusaram a prestar declarações.

O encontro é considerado por fontes do sector como "histórico", devido às dificuldades de entendimento entre vários dos sindicatos da TAP e por ser a primeira vez que se deverão reunir na mesma sala dois representantes de cada um de doze sindicatos do sector.

Os mais importantes sindicatos que deverão estar presentes na reunião são os Sindicatos dos Pilotos de Aviação Civil, dos Quadros da Aviação Comercial, dos Técnicos de Handling de Aeroportos, dos Técnicos de Informação e Comunicações Aeronáuticas, dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves, dos Técnicos de Voo da Aviação Civil, dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil.

Ver comentários
Outras Notícias