Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Tesla vem a Portugal discutir rede de supercarregadores e representação oficial

A reunião de Douglas Alfaro com o secretário de Estado José Mendes deverá ainda abordar a possibilidade de atrair para Portugal projectos de investigação e desenvolvimento da empresa liderada por Elon Musk.

Bloomberg
Paulo Zacarias Gomes paulozgomes@negocios.pt 08 de Setembro de 2016 às 13:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • 16
  • ...

Douglas Alfaro, o director regional da infra-estrutura de carregamento da Tesla Motors para o sul da Europa, vai estar esta quinta-feira em Lisboa para discutir com o Governo a possibilidade de estender a Portugal a rede de supercarregadores de carros eléctricos e o estabelecimento de uma representação formal do fabricante no país.

De acordo com um comunicado enviado pelo Ministério do Ambiente, Alfaro terá um encontro com o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes. Em cima da mesa está ainda a possibilidade de atrair para Portugal projectos de investigação e desenvolvimento da empresa, "tirando partido da infra-estrutura rodoviária de classe mundial existente em Portugal," explica o mesmo documento.

A expectativa é de que, uma vez que a empresa tem ampliado o alcance 
da sua rede de supercarregadores na Europa, possa vir a apostar na Península Ibérica - como tem dado mostras -, numa altura em que a rede apenas chega à cidade espanhola de Valência.

Negócios escrevia em Maio que até ao final deste ano os carregadores da Tesla vão chegar a Portugal. Porto, Lisboa e Faro vão ser as cidades que vão receber os dispositivos que carregam 100% do Tesla em 75 minutos.

Em Maio, os donos portugueses do carro eléctrico fabricado pela Tesla pediram ao líder da empresa, Elon Musk, um representante oficial para assistência às viaturas no país - já que têm de viajar 1.200 quilómetros, até Bordéus, para o conseguir. Quatro dias depois, Musk respondeu afirmativamente.

Ok https://t.co/jJJR28UGrK


O Executivo defende que o encontro coincide com a vontade em complementar "a aposta na mobilidade eléctrica com a atracção de investimento verde estrangeiro para o nosso país", em linha com os compromissos de 
descarbonização da economia, redução de emissões de gases com efeito de estufa e com o Acordo de Paris. 

"A TESLA é um dos fabricantes mundiais de veículos elétricos que mais tem investido em soluções inovadoras. Por isso, atrair para Portugal investimento de empresas desta natureza é apostar no futuro e abrir oportunidades para o desenvolvimento do ecossistema industrial nacional," afirma o secretário de Estado José Mendes, citado no comunicado.

Em Portugal, segundo o Governo, a rede piloto de carregamento de veículos eléctricos MOBI.E tem 1.076 pontos de carregamento normal. Até ao próximo ano deverão ser instalados mais 528 pontos de carregamento semi-rápido e 50 de carregamento rápido.

Ver comentários
Saber mais Tesla Motors Europa Governo Portugal Ministério do Ambiente José Mendes Península Ibérica economia negócios e finanças política
Outras Notícias