Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Transtejo conta com serviços mínimos para dia da greve geral

Serviço de barcos da capital será afectado pela adesão dos trabalhadores à greve geral, convocada pela CGTP. Das 90 embarcações que saem do Barreiro em direcção ao Terreiro do Paço todos os dias, apenas 12 terão de sair em serviço na próxima quarta-feira. Carreira entre Trafaria, Porto-Brandão e Belém não tem serviços mínimos garantidos.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 12 de Novembro de 2012 às 18:04
  • Partilhar artigo
  • ...
A circulação de barcos em Lisboa deverá ser afectada pela greve geral marcada para 14 de Outubro. Apesar da paralisação, foram definidos serviços mínimos para algumas ligações da Transtejo/Soflusa.

Entre o Barreiro e o Terreiro do Paço, as ligações sofreram um corte de mais de sete vezes a 14 de Novembro. Das 90 embarcações que costumam sair do Barreiro em direcção à paragem na capital, só 12 terão efectivamente de sair, de acordo com os serviços mínimos definidos pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social.

Não há quaisquer serviços mínimos nesta ligação da Transtejo entre as 9h10 e as 17h30, segundo o comunicado hoje divulgado pela empresa às redacções (meia hora mais tarde no transporte no sentido inverso).

Contudo, já no dia 13, a última carreira vai partir do Barreiro às 23h00 e pelas 23h30 do Terreiro do Paço. No dia 15, o serviço é retomado pelas 00h30 no sul do Tejo e meia hora mais tarde em Lisboa.

Ligação entre Cacilhas e Cais do Sodré com 12 carreiras

Na carreira entre Cacilhas e Cais do Sodré, a decisão do CES é praticamente a mesma. Só estão definidos 24 serviços entre as duas margens, 12 em cada sentido. Costumam ser feitas 84 partidas de cada margem num dia normal. Também não está qualquer ligação assegurada entre as 9h40 e as 17 no sentido sul-norte e entre as 9h55 e as 17h15 no sentido inverso, de acordo com o comunicado da Transtejo para esta carreira.

A um dia de semana normal costumam sair 27 carreiras do Seixal com destino ao Cais do Sodré, sendo que a decisão do Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social define que, no dia da greve geral, se concretizem quatro dessas viagens. O mesmo número foi definido para o sentido contrário.

Trafaria e Belém sem serviços mínimos decretados

Entre o Montijo e o Cais do Sodré, os serviços mínimos decretados apontam para quatro viagens em cada sentido.

O tribunal arbitral não definiu quaisquer serviços obrigatórios para a ligação entre Belém e Trafaria (com passagem em Porto Brandão).

A empresa salienta que os serviços mínimos, apesar de estabelecidos, poderão não ser concretizados, já que estão dependentes do “cumprimento da decisão por parte dos trabalhadores”. Não foram disponibilizados serviços alternativos pela companhia.

Além da Transtejo, também há serviços mínimos decretados para as carreiras da Carris. O Metro irá encerrar.

Ver comentários
Saber mais Transtejo Soflusa Barreiro Cacilhas greve geral 14 de Novembro GCTP
Outras Notícias