Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CGD diz ter cumprido todas as obrigações com a promotora do Parque Alqueva

A Caixa Geral de Depósitos, um dos financiadores do Parque Alqueva, diz ter "cumprido todas as obrigações" com a Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações (SAIP), liderada por José Roquette, para a concessão de crédito do projecto turístico do Alentejo.

Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 08 de Agosto de 2012 às 16:37
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...
"A CGD lamenta que a SAIP venha de forma directa ou indirecta responsabilizar a CGD pela eventual não concretização dos seus investimentos no Alqueva. A CGD cumpriu com todas as suas obrigações enquanto instituição de crédito, mas não pode deixar de exigir as garantias adequadas ao risco que cada operação apresenta, como reiteradamente tem comunicado à empresa ao longo dos últimos meses.", disse fonte oficial do banco público, em declarações ao Negócios.

A SAIP, liderada pelo empresário José Roquette, anunciou hoje que entregou um pedido de insolvência da empresa, "em resultado da falta de acordo quanto ao modelo de financiamento do projeto, que foi comunicada, de forma definitiva, pelo grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD) no final do mês de Julho", como é descrito em comunicado.

A empresa não refere qual o financiamento em causa, onde também está envolvido igualmente o BPI, nem qual a situação financeira da mesma.

O Parque Alqueva, considerado Projecto de Potencial Interesse Nacional em 2005, tem sofrido vários atrasos. O promotor chegou a prever arrancar com a construção no final de 2007, mas só em 2009 é que se deu os primeiros passos.

Em 2009, a SAIP previa que a conclusão da primeira etapa fosse concluída no segundo semestre de 2012, representando um investimento superior a 80 milhões de euros, sendo que 20 milhões já haviam sido investidos.

Com um investimento inicial previsto de cerca de mil milhões de euros, o Parque Alqueva distribuiu-a-se por três núcleos, situados entre Reguengos de Monsaraz e a albufeira do Alqueva: Herdade das Areias, Herdade do Postoro e Herdade do Roncão Del Rei. Em 2011, o director da SAIP, Rui Aguiar, admitia ao Negócios que apenas iriam arrancar com o projecto do Roncão Del Rei.

O projecto, previsto para ser desenvolvido em 15 anos, era composto por sete hotéis, quatro campos de golfe, duas marinas, centro equestre, um campo de férias, bem como unidades de saúde.

Com esta reformulação, Rui Aguiar no ano passado dizia que o investimento total passaria a ser de 450 milhões de euros, em 30 anos, sendo que a primeira fase iria custar 75 milhões.
Ver comentários
Saber mais Alqueva Parque Alqueva José Roquette SAIP Alentejo CGD
Outras Notícias