Notícia
Oceanário já passou para o Estado por 54,2 milhões de euros
A Parque Expo, que está em processo de liquidação, já transferiu para o Estado o Oceanário. A operação teve um valor de 54,2 milhões de euros e permitiu à empresa liquidar esse montante em dívida ao Estado.
- Assine já 1€/1 mês
- 5
- ...
A Parque Expo, que está em processo de liquidação, já entregou o Oceanário ao Estado, tendo, como contrapartida, resolvido uma parte da sua dívida. A operação foi avaliada em 54,2 milhões de euros, de acordo com um comunicado da empresa de capitais públicos.
"O montante global da operação foi de 54,2 milhões de euros e destinou-se à regularização parcial da dívida perante o Estado português resultante da execução do aval às duas emissões do empréstimo obrigacionista e da amortização parcial de empréstimo concedido pela Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF)", diz a empresa no comunicado.
A formalização da dação em pagamento do Oceanário foi celebrada agora. Ficando na administração central o Oceanário e o edifício de apoio e edifício do Mar.
O Governo pretende concessionar o Oceanário, mas mantendo a infra-estrutura na esfera pública. Inscreveu uma verba de 40 milhões de euros de receita no Orçamento do Estado para esta concessão. Ao Negócios, o Ministério do Ambiente já revelou ter recebido manifestações de interesse de diversas entidades nacionais e internacionais".
Esta transferência faz parte do processo de liquidação que a Parque Expo já aprovou.